Modelos Barras FUNDOS v04 3logos

Designação do projeto | IntegraValor: Estratégia integrada de valorização de subprodutos agroalimentares

Código do projeto | POCI-01-0247-FEDER-072241

Objetivo principal | OT1 – Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação a inovação.

Região de intervenção | Norte

Entidade Promotora Líder | Agroaguiar-Agroindústria,S.A.

Entidades Copromotoras | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Instituto Politécnico de Bragança, Destildouro-Destilações do Douro,S.A. e a Universidade do Minho

Data de aprovação | 23-02-2021

Data de início | 01-01-2021

Data de conclusão | 30-06-2023

Investimento total elegível | 716.659,62 €

Apoio financeiro da União Europeia | FEDER 479.948,80 €

Investimento total elegível UTAD | 170.161,66 €

Apoio financeiro da União Europeia UTAD | FEDER – 127.621,24 €

Síntese do projeto:

O projeto IntegraValor tem como principal objetivo desenvolver estratégias inovadoras de valorização dos subprodutos do setor frutícola, através da produção de álcool e extração de compostos de valor acrescentado (ex.: amido de castanha, corantes e compostos fenólicos). Assim, o IntegraValor propõe-se a otimizar os processos de extração de amido de castanha, corantes e compostos fenólicos, hidrólise de matérias lenhocelulósicos, fermentação e destilação alcoólica, de modo a que a sua aplicação no meio industrial seja simples, fácil de executar e de baixo custo. A valorização sustentável destes subprodutos terá um impacto significativamente positivo no meio ambiente, juntamente com a introdução de produtos diferenciadores no mercado.