TECNOLOGIA DA UTAD VENCE CONCURSO FOOD I&DT 2013

Projeto da UTAD ganhou o 1º prémio do concurso de tecnologia FOOD I&DT com a tecnologia “Bio-redução da acidez volátil de vinhos”, desenvolvida por Prof.ª Alice Vilela e Prof.ª Arlete Mendes-Faia.
A Alimentaria & Horexpo Lisboa – Salão Internacional da Alimentação, Hotelaria e Tecnologia para a Indústria Alimentar, trata-se do maior evento a nível de negócios e contactos em Portugal nos sectores da Alimentação, Distribuição e Hotelaria. Posiciona-se estrategicamente como plataforma de negócios entre a Europa, África e América do Sul. Para além de cobrir todo o mercado português, é uma ponte natural para o comércio da indústria alimentar com os países de influência portuguesa – Brasil, Angola, Cabo Verde, Moçambique – totalizando mais de 200 milhões de potenciais consumidores.
A Organização da Alimentaria & Horexpo 2013 e a Rede Inovar organizaram mais uma vez o concurso FOOD I&DT no certame, um espaço dedicado a inovações que resultem de projetos de I&DT provenientes de Entidades do Sistema Científico e Tecnológico (ESCT) ou de empresas em parceria com Entidades do Sistema Científico e Tecnológico. Os projetos foram selecionados de acordo com três critérios: possuírem um grau de inovação que os diferencie a nível nacional e internacional, terem um elevado potencial de utilização comercial e terem como parceiros de desenvolvimento pelo menos uma ESCT.

A UTAD apresentou dois projetos ao concurso, “Bio-redução da acidez volátil de vinhos”, projeto desenvolvido em parceria com a Universidade do Minho, tecnologia desenvolvida por Prof.ª Alice Vilela e Prof.ª Arlete Mendes-Faia da UTAD, e Prof.ª Manuela Côrte-Real e Prof.ª Dorit Schuller da UMinho e “Sistema Cook-chill aplicado a alimentos prontos a consumir”, desenvolvido por Prof.ª Cristina Saraiva, Prof.ª Maria João Moreira, Prof. António Silva e Prof.ª Irene Oliveira.

O projeto “Bio-redução da acidez volátil de vinhos”, desenvolvido por Prof.ª Alice Vilela e Prof.ª Arlete Mendes-Faia, da UTAD ganhou o 1º prémio do concurso de tecnologia FOOD I&DT.