banner projeto douro criativo

Pela primeira vez, o Douro tem um prémio de indústrias criativas. Chama-se “Prémio Douro Criativo” e é promovido pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
O “Prémio Douro Criativo” está inserido no projeto Douro Creative Hub, também promovido pela UTAD, e que visa identificar, valorizar e dinamizar as diferentes áreas das indústrias criativas dos 19 municípios que compõem a NUTS III Douro.

O Prémio, de âmbito nacional, tem enfoque no Douro, e divide-se em três concursos: o concurso 1 – ideias de negócio na área das indústrias criativas; concurso 2 – projectos ligados às indústrias criativas; concurso 3 – entidades coletivas que incorporem as indústrias criativas.

O Prémio pretende ser abrangente, valorizando ideias e projetos desenvolvidos por pessoas e/ou entidades cuja atividade está enquadrada numa das áreas das Indústrias Criativas, mas também mostrar a importância deste setor para o desenvolvimento das mais diversas atividades da região do Douro, nas suas mais diferentes vertentes: desde de funcionar como uma alavanca de negócios e estruturação de novos produtos e serviços, passando pela integração social, aumento de coesão territorial, notoriedade, diferenciação, inovação, etc.

As candidaturas serão recebidas entre o dia 1 de março de 2018 e o dia 30 de abril de 2018 e a sua formalização implica o preenchimento de um formulário eletrónico, de acordo com as indicações do Regulamento do Prémio, disponível no sítio da internet do “Prémio Douro criativo” (www.premiodourocriativo.pt).

O Projeto DOURO CREATIVE HUB é promovido pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e cofinanciado pelo Sistema de Apoio às Ações Coletivas para Territórios de Baixa Densidade – Promoção do Espírito Empresarial, no âmbito da operação NORTE-02-0651-FEDER-000060, Portugal 2020.

Com uma duração de 24 meses, o Douro Creative Hub baseia-se na promoção do empreendedorismo criativo através do Prémio Douro Criativo; identificação dos criativos; incubação e mentoria (espaço coworking); organização de um Creative Camp como espaço de colaboração entre criativos no apoio ao desenvolvimento e prototipagem/provas de conceito; e mostra dos criativos e dos seus trabalhos (Mercado Criativo do Douro).

Video promocional