A Pró-Reitoria para a Inovação e Gestão da Informação da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro,organiza o “Dia da Inovação”, que se realiza dia 28 de Novembro de 2012.
O evento é dedicado à inovação e transferência de tecnologia, tem como objetivo promover e divulgar as atividades da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro nas áreas do Empreendedorismo de Base Tecnológica, Transferência de Tecnologia e Propriedade Intelectual.

 

PASSAPORTE PARA O EMPREENDEDORISMO

Irá ser disponibilizado, às varias Instituições do Ensino Publico, um número alargado de bolsas intituladas “Passaporte para o Empreendedorismo”. Neste sentido aconselha-se a todos os que tenham ideias inovadoras e que pretendam avaliar o potencial de negócio, a participarem por forma a que possam esclarecer todas as duvidas.
Na UTAD, os esclarecimentos e concursos serão acompanhados pelo GAPI-OTIC que fará a interface com o IAPMEI.

 

O QUE É
O Passaporte para o Empreendedorismo, pretende estimular jovens empreendedores qualificados a desenvolverem o seu projeto de empreendedorismo, facultando um conjunto de ferramentas técnicas e financeiras.
Esta medida está prevista na Portaria 370-A/2012 de 15/11/2012.

 

A QUEM SE DESTINA
Jovens até aos 30 anos detentores de licenciatura há menos de 3 anos
Jovens até aos 30 anos detentores de licenciatura, mestrado ou doutoramento
Jovens até aos 34 anos detentores de mestrado ou doutoramento

Detentores de um projeto de empreendedorismo que ainda se encontre na fase da ideia: inovador, com potencial de crescimento e que responda a uma necessidade de mercado.

 

APOIOS
Disponibilização do Guia Prático para o Empreendedorismo
Disponibilização de assistência técnica no desenvolvimento do plano de negócios
Facilitação de acesso a mecanismo de crédito, em especial capital de risco
Atribuição da Bolsa do Passaporte para o Empreendedorismo para desenvolvimento do projeto empresarial, um incentivo mensal  no valor de 691,70 euros a atribuir durante um período mínimo de 4 meses e até ao máximo de 12 meses
Acesso a uma rede de mentores para orientação e acompanhamento individualizado
Acesso a uma rede de partilha de experiências entre empreendedores nacionais e estrangeiros.

Um dos workshops do “Dia da Inovação”, que decorre amanhã dia 28 de novembro, refere-se ao Programa COHiTEC que consideramos ser do vosso interesse pelo que convidamos toda a Academia a participar.
A UTAD esteve presente na última edição do Programa com 4 das tecnologias do seu portfólio.

 

COHITEC

O que é?
O Programa COHiTEC é uma acção em comercialização de tecnologias, que visa apoiar a valorização do conhecimento produzido em instituições nacionais de I&D.
O Programa tem dois objectivos:
– apoiar os participantes na avaliação do potencial comercial dos produtos ou serviços resultantes das tecnologias que desenvolveram;
– induzir nos participantes competências na área do empreendedorismo e comercialização de tecnologias.

A quem se destina?
O Programa COHiTEC destina-se a investigadores (de centros de investigação, universidades e outras instituições de I&D, de empresas ou a título individual) que proponham uma ou mais tecnologias cujas características únicas permitam dar resposta a uma necessidade de mercado.

O que oferece?

Ao longo do Programa, os participantes terão acesso a:
– formação em comercialização de tecnologias, através de sessões em sala e seminários que cobrirão temas como gestão de equipas, geração de ideias de produto e serviço, propriedade intelectual, finanças e desenvolvimento de um plano de negócios.
– tutoria semanal por parte de executivos.
No final do Programa, as equipas participantes terão desenvolvido um Projeto de Negócios para a sua tecnologia, que será apresentado publicamente na sessão final.

Quando e onde decorre?

O Programa COHiTEC decorre durante quatro meses (Março-Junho 2013), tendo uma edição no Porto e uma edição em Lisboa.

Qual o histórico do Programa?
O Programa COHiTEC foi criado em 2004 pela COTEC Portugal – Associação Empresarial para a Inovação, tendo por objetivo fomentar a valorização do conhecimento gerado em universidades e centros de I&D nacionais e apoiar a passagem desse conhecimento para o mercado.
O Programa conta com o apoio da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento e com a parceria da Porto Business School e das universidades norte-americanas de North Carolina State e Brown.
Desde a sua criação, já participaram no Programa COHiTEC 106 projetos, num total de 331 investigadores e 166 estudantes de gestão.
Os projetos de negócio que saíram do Programa COHiTEC deram lugar a 16 empresas de base tecnológica.
Conheça as equipas dos anos anteriores e os seus projectos de negócios.
Consulte os testemunhos dos participantes de edições anteriores.


DOCUMENTOS PARA DOWNLOAD

Programa Dia da Inovação 2012