FSE

Designação do projeto | BI@UTAD – Business Intelligence at UTAD

Código do projeto | POCI-05-5762-FSE-000264

Objetivo principal | Melhorar o acesso às tecnologias da informação e da comunicação, bem

como a sua utilização e qualidade

Região de intervenção | Norte

Entidade beneficiária principal | UNIVERSIDADE DE TRAS OS MONTES E ALTO DOURO

Data de início | 28 de Agosto de 2020

Data de conclusão | 31 de Dezembro de 2021

Custo total elegível do Projeto| 986.236,18€

Custo total elegível da UTAD| 986.236,18€

Apoio financeiro da União Europeia UTAD| 838.300,75€

Objetivos |

A operação BI@UTAD tem como objetivo geral implementar na UTAD um sistema de Business Intelligence (BI) que dê suporte ao processo de decisão e contribua para a melhoria da qualidade do ensino, a promoção do sucesso e a prevenção do abandono escolar dos seus estudantes, a captação de estudantes para o segundo e terceiro ciclos, e o aumento da produtividade nos vários domínios de atuação da Instituição.

Como apresentado anteriormente, atualmente, a UTAD baseia a sua tomada de decisão em SI com limitações na qualidade da informação (e.g. informação não relacionada e desatualizada entre sistemas) e nos seus processos de recolha/disponibilização de dados (e.g. manual, moroso e sujeito a erros), acarretando assim vários constrangimentos económicos e de qualidade de prestação de serviço público.

A solução a desenvolver no âmbito desta operação deverá resolver as insuficiências detetadas nos SI atuais, permitindo disponibilizar informação sistematizada, relevante e confiável; facilitar a informação interativa, com vários níveis de agregação; e fornecer informações úteis à gestão. Como tal, a solução de BI a implementar deve gerar uma visão integrada da informação relevante e disponível, permitindo, assim, o controlo das atividades críticas e a disponibilização da informação que facilite a tomada de decisão com impacto na melhoria da gestão de processos administrativos, científicos e educativos.