Grau Académico
Mestre
Objetivos
Este ciclo de estudos, visa proporcionar formação científica e tecnológica de base sólida, fundamental como suporte a uma prática profissional de excelência na linha das tecnologias multimédia (digital), possibilitando a especialização na combinação, controlada por computador, de texto, gráficos, imagens paradas e em movimento, animações e sons. Em suma, pretende-se que os alunos desenvolvam a capacidade de projetar e implementar sistemas e aplicações multimédia e de inovar na conceção de novos produtos com base em tecnologias emergentes. Para além destes objetivos mais científicos, o desenvolvimento de competências não-técnicas (capacidades e atitudes criativas, crítica, trabalho em equipa e liderança) serão também exploradas, dando especial atenção à “intermedialidade”, através de grupos interdisciplinares, em que se desenvolverão trabalhos de media cruzada, possibilitando filmes de animação (ou não), jogos, instalações de media interativas. Finalmente, todas estas capacidades deverão culminar na fomentação do espírito empreendedor e de iniciativa para aproveitar oportunidades de forma criativa.
Área CNAEF
Duração
4 semestres
ECTS
120
Saídas Profissionais
O Mestrado em Tecnologia Multimédia proporciona um conjunto alargado de saídas profissionais relacionadas com os Média Digitais, onde se procure uma formação profissional sólida para a conceção e realização de projeto, mas também de processos ou serviços, tendo como base a Tecnologia Multimédia.
Em particular este mestrado abre portas para carreiras em áreas emergentes como:
1. Transmedia storytelling
2. Design de experiências ao nível do utilizador
3. Média interativos
4. Jogos Digitais
5. Realidade virtual/aumentada
6. Modelação e animação
7. Design de som
Código DGES
MD45
Vagas
20
Condições de Acesso
Poderão ingressar neste ciclo de estudos, titulares de licenciaturas, obtidas em Portugal ou no estrangeiro, relacionadas com a Multimédia, Design, Ciências da Comunicação, Marketing ou áreas afins. Detentores de currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido pelo Conselho Científico da ECT/UTAD, atestando capacidade para a frequência deste Ciclo de Estudos, também poderão ser admitidos.
Critérios de Seleção e Seriação
A seriação dos candidatos é feita através de análise curricular e, caso se considere necessário, por entrevista.
A análise curricular é classificada através dos seguintes parâmetros:
• Média de licenciatura ou de habilitação académica equivalente, ou avaliação de currículo escolar, científico ou profissional, no caso de o candidato não possuir um diploma de 1.º ciclo com média final (60%)
• Percurso profissional (20%)
• Documento de motivação para se candidatar a Mestrado (20%). Com este parâmetro de avaliação pretende-se ter uma perspetiva do foco e da motivação do candidato;
• Documento de motivação para se candidatar a Mestrado. Com este parâmetro de avaliação pretende-se ter uma perspetiva do foco e da motivação do candidato.
Data da Decisão
31-07-2022
Deliberação da A3ES
Data do Registo
21-07-2022
Validade
31-07-2028