Grau Académico
Licenciado (pós-Bolonha)
Objetivos
De acordo com as recomendações do Grupo de Trabalho de Psicologia para a Implementação do Processo de Bolonha a Nível Nacional, nomeado pelo Ministério da Ciência, Inovação e Ensino Superior, que seguiu as orientações para obtenção do Diploma Europeu de Psicologia, são objetivos da Licenciatura em Psicologia da UTAD oferecer formação básica em vários domínios da psicologia, considerando as suas principais teorias, métodos e técnicas, assim como facultar uma introdução básica às capacidades para a prática da psicologia e uma iniciação à investigação em psicologia. Também são objetivos deste ciclo de formação proporcionar aos estudantes oportunidades para estabelecer relações entre a psicologia e áreas científicas afins (nomeadamente Ciências Sociais, Fundamentos biológicos e Metodologias de investigação) fundamentais à compreensão do objecto de estudo desta ciência, que é o funcionamento da mente e o comportamento. Paralelamente pretende-se fomentar no estudante a consciência da importância do desenvolvimento de competências, e da formação ao longo da vida. Este ciclo não confere qualificação profissional.
Área CNAEF
Psicologia
(311) Portaria n.º 256/2005
Plano de Estudos/Diário da República
Horário
Semanal: Diurno
Duração
6 semestres
ECTS
180
Saídas Profissionais
Permite ingressar no mercado de trabalho assumindo actividades que exijam as competências gerais obtidas neste nível de ensino, tais como, as que se prendem com a assessoria à actividade profissional do Psicólogo, desde a fase de definição de objectivos de intervenção até à avaliação e comunicação dos resultados de intervenção, passando pelas fases de assessment e desenvolvimento de intervenção. O Licenciado em Psicologia poderá ainda envolver-se em múltiplas tarefas de investigação, participando na construção do projecto de pesquisa, na recolha, análise e tratamento dos dados, bem como na divulgação dos resultados junto da comunidade científica. O envolvimento em formação no domínio comportamental, é mais uma oportunidade de trabalho para os licenciados neste domínio científico.
Perfil do Diplomado
Destacam-se as seguintes competências transversais: capacidade de comunicação, autonomia, automotivação, capacidade para lidar com a frustração, autoregulação emocional, criatividade e antecipação na apresentação de soluções promotoras de valor para as organizações, atitude constante de aprendizagem e humildade face ao saber, flexibilidade na gestão da atividade, capacidade para trabalhar em equipas multidisciplinares, capacidade para lidar com minorias, atitude sistemática de autoreflexão sobre as próprias práticas.
Entidades onde Exercer
Empresas, hospitais, centros de saúde, serviços de segurança social, divisões de planeamento regional, centro de emprego e de formação profissional, estabelecimentos de ensino, serviços prisionais e de reinserção social, orgãos de administração autárquica, clínicas e centros de consulta psicológica.
Código DGES
9219 (ver mais informações)
Vagas
65
Condições de Acesso
Preferência Regional:
não aplicável

Pré-requisitos:
não exigidos
Provas de Ingresso
Uma das seguintes provas: 02 Biologia e Geologia; 06 Filosofia; 17 Mat. Apl. Ciências Soc.; 18 Português
Nota Mínima
Provas de ingresso: 95 (escala de 0-200)
Nota de candidatura: 95 (escala de 0-200
Nota do Último Aluno Colocado na 1ª Fase
2019: 149,3
2018: 144,9
2017: 147,0
Cálculo da Nota de Acesso
Média do Secundário: 65%
Provas de Ingresso: 35%
Data da Decisão
12-06-2014
Deliberação da A3ES
Data do Registo
18-03-2011
Validade
12-06-2020