Grau Académico
Mestre
Objetivos
Sustentado por um conjunto de conteúdos de saber atualizados e estrategicamente disputados pelas suas principais áreas de implantação de mercado, o Mestrado em Multimédia proporciona o desenvolvimento especializado de competências úteis e indispensáveis face às solicitações da sociedade atual, nomeadamente as novas formas de comunicação em suporte digital, onde a Internet assume um papel relevante. Caracterizada por uma abordagem essencialmente prática e privilegiando o contacto experimental dos mestrandos com todo um conjunto de ferramentas inovadoras e as mais disputadas tecnologias da atualidade, o mestrado em Multimédia proporciona aos seus alunos um desenvolvimento especializado de competências na área das tecnologias ligadas à produção e publicação de conteúdos e ao desenvolvimento de aplicações multimédia, baseados na Internet.
O Mestrado em Multimédia pretende, não só especializar os alunos que possuam o 1º ciclo, mas também desenvolver capacidades para a investigação e inovação nas áreas do Design, produção de Conteúdos Multimédia, desenvolvimento e otimização de aplicações para a Web. Dos profissionais com esta formação espera-se, ainda, a posse de capacidades para resolver problemas nesta área, recolher selecionar e interpretar informação específica da área, fundamentar e comunicar as soluções propostas, e desenvolver competências e motivação para a investigação, inovação e aprendizagem ao longo da vida.
Área CNAEF
Áudio-Visuais e Produção dos Media
(213) Portaria n.º 256/2005
Horário
Horário Semanal: Condensado em 3 dias/semanaCalendário Letivo: Setembro a Junho
Duração
2 anos
ECTS
120
Saídas Profissionais
Os mestres em Multimédia estão habilitados para integrar os quadros de empresas/organizações/equipas na área da Multimédia, nomeadamente as vocacionadas para o projeto, adaptação e gestão de sistemas de difusão de informação, bem como a sua produção, comercialização e/ou manutenção, e o desenvolvimento de aplicações WEB. O mestrado em Multimédia espera inclusivamente formar especialistas para o amplo sector dos serviços e da indústria, a administração pública, os media, o ensino e a investigação. Entretanto, aposta-se que as áreas como a produção e difusão de conteúdos, uma vez impulsionados por uma forte motivação económica (p.e. Televisão Digital), possam também a vir a empregar um elevado número de especialistas com este perfil.
Código DGES
9663
Condições de Acesso
- Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal as áreas da Multimédia, Produção de Conteúdos Digitais ou afins;
- Titulares de grau académico superior estrangeiro, resultante de 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha nas áreas da Multimédia, Produção de Conteúdos Digitais ou afins;
- Detentores de currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização do ciclo de estudos;
- Titulares de grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado.
Critérios de Seleção e Seriação
- Adequação e classificação da habilitação de acesso;
- Currículo científico;
- Currículo profissional;
- Os candidatos podem ser submetidos a entrevista para seleção e seriação.
Data da Decisão
17-01-2017
Deliberação da A3ES
Data do Registo
18-08-2017
Validade
17-01-2023