Grau Académico
Master's degree
Objetivos
O ciclo de estudos tem como objectivo geral desenvolver a compreensão e o conhecimento dos estudantes tendo em vista a aquisição das competências necessárias para transitar para posições profissionalmente relevantes. Tendo por base a crescente procura por quadros qualificados (do ponto de vista científico) na área das Ciências do Desporto / Análise de Performance, o programa de estudos pretende aprofundar as seguintes áreas opcionais: (1) análise biomecânica quantitativa da técnica (2) análise biomecânica qualitativa da técnica (3) análise de jogo em desportos individuais e colectivos (4) análise da eficácia técnica (5) análise de padrões de jogo, tácticas e estratégias (6) análise de tempo e movimento e exigências físicas (7) análise do movimento, risco e prevenção de lesões (8) análise da tomada de decisão na arbitragem (9) análise do comportamento do treinador (10) análise de aspectos psicológicos, tais como agressividade e foco atencional.
Área CNAEF
Desporto
(813) Portaria n.º 256/2005
Plano de Estudos/Diário da República
Saídas Profissionais
Os graduados irão acumular habilidades para concentrar sua atividade em uma análise de desempenho em clubes esportivos, institutos de pesquisa ou centros de reabilitação. Terão possibilidade de supervisionar e desenvolver os planos de acompanhamento dos atletas em clubes esportivos e laboratórios de pesquisa (documentos técnicos, sistemas experimentais, educação laboratorial, etc.). Os graduados poderão trabalhar como gerentes em Departamentos Técnicos de organizações esportivas nacionais e internacionais ou em outros cargos diretamente ligados à pesquisa de Desempenho Desportivo. Eles terão a oportunidade de prolongar seu porteiro em estudos de doutorado. Os graduados estarão prontos para funcionar nas configurações do mercado global em entidades comerciais internacionais responsáveis ​​pelas tecnologias e inovações de esportes e recreação. Estudos internacionais, métodos interdisciplinares e trabalho em equipe contribuirão grandemente não apenas com a empregabilidade dos graduados, mas também aumentarão e promoverão sua prontidão para iniciar seus próprios negócios, start-ups nas áreas de criação e desenvolvimento de tecnologias esportivas e recreativas modernas. .
Código DGES
M889
Condições de Acesso
Os critérios de admissão devem ser tão flexíveis quanto possível para permitir a admissão de alunos de um vasto espectro de áreas, não impedindo a admissão de candidatos com forte potencial para o sucesso. Possuir o grau de licenciado (B.Sc.) é um requisito mínimo absoluto. Outros graus, cursos e qualificações académicas, devem ser devidamente reconhecidos pelo Sistema Educativo Português. Os alunos com licenciatura em áreas das Ciências do Desporto, ou áreas afins, podem ser preferidos em relação a outros candidatos. A sólida experiência profissional (e.g. em clubes desportivos, empresas, federações ou associações desportivas), devidamente documentada e comprovada, pode ajudar a superar este critério. Nestes casos, os candidatos também podem ser excepcionalmente admitidos, desde que possuam uma nota elevada de licenciatura e experiência profissional relevante na área do programa. As competências no idioma inglês (oral e escrito) é igualmente um critério mínimo para a admissão.
Critérios de Seleção e Seriação
- Classificação da habilitação de acesso;
- Currículo profissional;
- Os candidatos podem ser submetidos a entrevista para seleção e seriação.
Data da Decisão
24-02-2016
Deliberação da A3ES
Data do Registo
24-02-2016
Validade
24-02-2022