Grau Académico
Mestre
Objetivos
Neste ciclo de estudos, o perfil de formação permite dotar os graduados de conhecimentos e competências relacionadas com a intervenção especializada na Análise da Performance Desportiva. De igual modo, também se abordam as competências necessárias para o desenvolvimento de uma carreira em cenários internacionais.
Tendo por base a crescente procura por quadros qualificados (do ponto de vista científico) na área das Ciências do Desporto, a formação especializada que é oferecida permitirá a intervenção qualificada nas diferentes áreas da análise da performance desportiva: análise do jogo, análise quantitativa e qualitativa da técnica, o regresso à competição, monitorização da carga de treino, análise do movimento, risco e prevenção de lesões, tecnologia de campo e laboratório, interligação entre vários especialistas associados à performance e à saúde dos desportistas (treinadores, fisioterapeutas, preparadores físicos, nutricionistas...), direção e coordenação técnica de instituições em cenários nacionais e internacionais, e conceção e desenvolvimento de estudos científicos.
Área CNAEF
Desporto
(813) Portaria n.º 256/2005
Plano de Estudos/Diário da República
Outras Informações
Organização do Curso
O “Mestrado Internacional em Análise da Performance Desportiva” resulta de um consórico entre três Instituições do Ensino Superior; a Otto von Guericke University (Magdeburgo, Alemanha), a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Vila Real, Portugal) e a Lithuanian Sports University (Kaunas, Lituânia).
No primeiro semestre, os estudantes irão frequentar a Otto von Guericke Universität em Magdeburg (Alemanha); no segundo semestre realizarão idênticas tarefas na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro; e no terceiro semestre estarão na Lithuanian Sports University, em Kaunas (Lituânia). No quarto e último semestre realizarão um estágio aplicado e orientado para a vertente profissional (em organizações desportivas profissionais, empresas de software ou institutos científicos de desporto). Ao mesmo tempo, realizarão a Dissertação de Mestrado relacionada com a área da Análise da Performance Desportiva, sob a orientação e tutoria de um professor da universidade de origem.
Os estudantes são admitidos com base no regulamento da Universidade de origem e com o consentimento da Comissão de Coordenação. A mobilidade dos estudantes é apoiada pelo programa Erasmus, que assim podem completar o seu percurso académico nas três universidades.
Saídas Profissionais
Os graduados irão acumular habilidades para concentrar sua atividade em uma análise de desempenho em clubes esportivos, institutos de pesquisa ou centros de reabilitação. Terão possibilidade de supervisionar e desenvolver os planos de acompanhamento dos atletas em clubes esportivos e laboratórios de pesquisa (documentos técnicos, sistemas experimentais, educação laboratorial, etc.). Os graduados poderão trabalhar como gerentes em Departamentos Técnicos de organizações esportivas nacionais e internacionais ou em outros cargos diretamente ligados à pesquisa de Desempenho Desportivo. Eles terão a oportunidade de prolongar seu porteiro em estudos de doutorado. Os graduados estarão prontos para funcionar nas configurações do mercado global em entidades comerciais internacionais responsáveis ​​pelas tecnologias e inovações de esportes e recreação. Estudos internacionais, métodos interdisciplinares e trabalho em equipe contribuirão grandemente não apenas com a empregabilidade dos graduados, mas também aumentarão e promoverão sua prontidão para iniciar seus próprios negócios, start-ups nas áreas de criação e desenvolvimento de tecnologias esportivas e recreativas modernas. .
Código DGES
M889
Vagas
7
Condições de Acesso
Os critérios de admissão devem ser tão flexíveis quanto possível para permitir a admissão de alunos de um vasto espectro de áreas, não impedindo a admissão de candidatos com forte potencial para o sucesso. Possuir o grau de licenciado (B.Sc.) é um requisito mínimo absoluto. Outros graus, cursos e qualificações académicas, devem ser devidamente reconhecidos pelo Sistema Educativo Português. Os alunos com licenciatura em áreas das Ciências do Desporto, ou áreas afins, podem ser preferidos em relação a outros candidatos. A sólida experiência profissional (e.g. em clubes desportivos, empresas, federações ou associações desportivas), devidamente documentada e comprovada, pode ajudar a superar este critério. Nestes casos, os candidatos também podem ser excepcionalmente admitidos, desde que possuam uma nota elevada de licenciatura e experiência profissional relevante na área do programa. As competências no idioma inglês (oral e escrito) é igualmente um critério mínimo para a admissão.
Critérios de Seleção e Seriação
- Classificação da habilitação de acesso;
- Currículo profissional;
- Os candidatos podem ser submetidos a entrevista para seleção e seriação.
Data da Decisão
31-07-2022
Deliberação da A3ES
Data do Registo
24-02-2016
Validade
31-07-2024