Grau Académico
Licenciado (pós-Bolonha)
Objetivos
A Licenciatura em Matemática Aplicada e Ciência de Dados (MACD) tem como objetivo fundamental a formação de quadros competentes e multidisciplinares que integram conhecimentos e competências nas áreas de Matemática, Estatística e Ciências da Computação. O plano de estudos de 6 semestres interliga essas áreas ao permitir a obtenção de uma sólida formação em Matemática e Estatística combinada com competências na área das Ciências Informáticas, o que proporciona uma formação fundamental na área de Ciência de Dados, com a aquisição de competências para o tratamento de dados e para a escolha e implementação de métodos de modelação e inferência clássicos ou não clássicos, com recurso à computação, à estatística, à inteligência artificial e às novas tecnologias, adaptados à dimensão dos problemas reais orientados para a Indústria e Serviços ou para a investigação científica, em meio empresarial ou académico.
Área CNAEF
Matemática e Estatística
(460) Portaria n.º 256/2005
Horário
Diurno
Duração
6 semestres
ECTS
180
Outras Informações
Saídas Profissionais
A Licenciatura em Matemática Aplicada e Ciência de Dados (MACD) pretende dar resposta a alguns dos problemas de competitividade decorrentes da globalização, focando-se em responder à crescente procura de profissionais capazes de proceder à análise e ao tratamento de quantidades massivas de dados, e que requeiram uma formação sólida em matemática e de ferramentas indispensáveis à sua concretização com eficácia, tais como conhecimentos na área da informática e da computação, particularmente a inteligência artificial.
Com esta formação académica, o Licenciado em MACD poderá optar por um percurso de formação avançada em diversos cursos de 2.º ou 3.º ciclos, ou inserir-se no mercado de trabalho tornando-se numa mais valia para o meio empresarial da região e do país, dada a sua capacitação em inovar no tratamento de grandes quantidades de informação.
Perfil do Diplomado
A Licenciatura em MACD prepara futuros profissionais com competências para transpor conhecimentos teóricos para contextos práticos aprofundando a relação entre o “saber” e “o saber fazer”. Pretende-se que o Licenciado em MACD seja capaz de:
- Selecionar o modelo que melhor se adequa à abordagem de determinado tipo de problemas, individualmente ou integrado numa equipa multidisciplinar.
- Resolver problemas de modelação e otimização escolhendo o modelo matemático e a ferramenta informática que melhor se adapta.
- Proceder à recolha e análise de dados (informação) de forma eficaz e respeitando os aspetos legais e deontológicos.
- Analisar a informação à luz dos conhecimentos multidisciplinares adquiridos.
- Adaptar-se adapte a situações novas e complexas, propondo abordagens inovadoras e criativas.
- Comunicar de forma eficaz os resultados ao público-alvo do meio académico ou empresarial.
- Continuar a sua formação académica através de estudos pós-graduados, a nível nacional ou internacional.
Entidades onde Exercer
O licenciado em MACD responde a necessidades do mercado de trabalho com a sua formação para exercer uma posição de técnico superior, desde as PME às grandes empresas industriais (tecnológicas, telecomunicações, têxtil, calçado, automóvel, etc.) ou de serviços (instituições de ensino superior, administração pública, bancos, seguradoras, retalho, hospitais, etc.).
Código DGES
L193 (ver mais informações)
Vagas
25
Provas de Ingresso
Matemática (19) ou
Matemática (19) e Economia (04) ou
Matemática (19) e Física e Química (07)
Nota Mínima
Provas de ingresso: 95 (escala de 0-200)

Nota de candidatura: 95 (escala de 0-200)
Cálculo da Nota de Acesso
Média do Secundário: 65%

Provas de Ingresso: 35%
Data da Decisão
31-07-2020
Deliberação da A3ES
Data do Registo
06-05-2020
Validade
31-07-2026