Grau Académico
Licenciado (pós-Bolonha)
Objetivos
A licenciatura em Línguas, Literatura e Culturas pretende:
1. Assegurar a formação universitária em línguas, literaturas e culturas.
2. Desenvolver e aprofundar competências específicas, com incidência no âmbito lato da cultura humanística, privilegiando o cruzamento interdisciplinar e fomentando o diálogo intercultural.
3. Dotar os licenciandos de instrumentos fundamentais de reflexão e análise que lhes permitam, no domínio particular da sua área de estudos, pesquisar e selecionar informação e promover o exercício esclarecido do seu sentido crítico, num percurso tendente à aprendizagem autónoma.
4. Possibilitar a prossecução dos estudos, ao nível da formação pós-graduada, de acordo com os diversos domínios de investigação e especialização.
5. Ressalvando a especificidade de cada percurso, perspetivar a empregabilidade e a inserção no mercado de trabalho dos futuros graduados.
Área CNAEF
Línguas e Literaturas Estrangeiras
(222) Portaria n.º 256/2005
Plano de Estudos/Diário da República
Horário
Semanal: Diurno
Duração
6 semestres
ECTS
180
Prémios ou Destaques
Saídas Profissionais
Este curso promove a inserção no mercado de trabalho em atividades associadas à cultura, cooperação internacional e assessoria em empresas na área de Línguas.
Fornece, ainda, competências basilares para a frequência de Segundos Ciclos (Mestrado) de Estudos quer ao nível da formação de professores, quer ao nível de outras áreas abrangentes das línguas, literaturas e culturas.
Mais concretamente, a licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas habilita para os seguintes cursos de 2.º Ciclo (Mestrado) da UTAD: Assessoria Linguística e Revisão Textual, Ciências da Comunicação, Ciências da Cultura, Ciências da Educação.
Ao licenciado em Línguas, Literaturas e Culturas abrem-se perspetivas profissionais não só na área da investigação científica, como também nas áreas da cultura, comunicação social, relações internacionais, turismo, edição de texto, recursos humanos e animação cultural.
Perfil do Diplomado
A licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas é especialmente indicada para pessoas que valorizam o contacto intercultural e reconhecem as línguas e as literaturas como fatores de conhecimento e aproximação, capazes de abrir melhores perspetivas no contexto da globalização.
O licenciado terá uma formação sólida em línguas, literaturas e culturas, ficando apto a:
- desenvolver e aprofundar competências específicas, com incidência no âmbito lato da cultura humanística, privilegiando o cruzamento interdisciplinar e fomentando o diálogo intercultural;
- utilizar instrumentos fundamentais de reflexão e análise que lhe permitam, no domínio particular da sua área de estudos, pesquisar e selecionar informação e promover o exercício esclarecido do seu sentido crítico, num percurso tendente à aprendizagem autónoma;
- prosseguir os estudos, ao nível da formação pós- graduada, orientados tanto para domínios de investigação e especialização, como para a lecionação nos Ensinos Básico e Secundário.
Entidades onde Exercer
Os licenciados poderão vir a exercer funções em variados setores, nomeadamente em serviços de administração, comunicação institucional, tradução, relações públicas, assessoria, investigação e ensino.
Código DGES
9204 (ver mais informações)
Vagas
35
Condições de Acesso
Preferência Regional:
Não aplicável

Pré-requisitos:
não exigidos
Provas de Ingresso
Uma das seguintes provas: 05 Espanhol; 13 Inglês; 15 Literatura Portuguesa; 18 Português
Nota Mínima
Provas de ingresso: 95 (escala de 0-200)
Nota de candidatura: 95 (escala de 0-200)
Nota do Último Aluno Colocado na 1ª Fase
2019: 128,4
2018: 127,8
2017: 128,3
Cálculo da Nota de Acesso
Média do secundário: 65%
Provas de ingresso: 35%
Data da Decisão
03-10-2018
Deliberação da A3ES
Data do Registo
08-05-2012
Validade
03-10-2021