Grau Académico
Pós-Graduado
Objetivos
APRESENTAÇÃO:

A Pós-graduação em Gestão de Fogos Rurais é um programa desenvolvido pela UTAD, mas em estreita colaboração com a Escola Nacional de Bombeiros, que desenvolverá unidades com componente operacional e acompanhará o perfil que se deseja obter com os formados neste programa. Trata-se de uma estrutura de caráter prático, fundamental neste processo de diálogo que permita ser eficiente no produto da formação a lecionar e dos resultados obtidos com este processo formativo.
A Pós-graduação em Gestão de Fogos Rurais visa responder à necessidade de formação avançada na capacitação e domínio de ferramentas no âmbito da gestão do fogo, com ênfase nas várias determinantes e implicações do comportamento do fogo e na aquisição de conhecimento em ferramentas de ajuda à decisão que tornem mais eficiente a cadeia da gestão do fogo, do planeamento à recuperação.
O curso está estruturado de modo a cobrir um conjunto de áreas com aplicação premente e atual, que contribuam para a concretização daqueles objetivos. Decorre em 2 semestres e é necessário que os alunos obtenham aproveitamentos aos 60 ECTS da Pós-Graduação.
Estes períodos escolares decorrem sempre fora dos períodos críticos de incêndios florestais.
As aulas decorrem preferencialmente às sextas e sábados e será privilegiado o ensino B-learning. Pelo menos uma vez por mês haverá aulas presenciais. Há componentes práticas em algumas UCs que serão sempre presenciais e concentradas no tempo.

OBJETIVOS:

Contribuir para uma resposta eficaz à crescente ameaça dos incêndios rurais e contribuir para a preservação e valorização dos recursos florestais, bem como à diminuição de riscos para a população.
Identificar a matriz territorial das áreas rurais e os principais desafios colocados à gestão do fogo;
Dominar conceitos meteorológicos relativos à ignição, comportamento e impactos do fogo;
Dominar ferramentas tecnológicas que ajudem a compreender e antecipar os riscos e comportamento dos fogos rurais.
Dominar ferramentas que facilitem a gestão e a articulação das atividades de proteção florestal e proteção civil;
Motivar para a vertente transdisciplinar das atividades de proteção florestal e proteção civil;
Desenvolver e reforçar competências de liderança e gestão, em contexto de stress.
Horário
Às sexta-feiras: das 17:00h às 21.00h Aos sábados: das 9:30h às 12:30h (manhã) ; das 14:30h às 18:30h (tarde)
Duração
Horas Totais : 1620 Horas de Contacto: 687,5
ECTS
60
Outras Informações
Gabinete de Formação
+351 259 350541 / +351 259 350258 / +351 259 350237
4541

Cartaz
Links Úteis
Para mais informações consulte a página do Gabinete de Formação:
Gestão de Fogos Rurais
Vagas
Mínimo: 15 | Máximo: 25
Condições de Acesso
Dado o carácter interdisciplinar deste curso, não existem condições específicas de ingresso, sendo estas as decorrentes da Lei.
Podem candidatar -se ao ciclo de estudos conducentes ao grau de Pós-graduação:
Os titulares do grau de licenciado ou equivalente legal;
Os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo CC da UO onde pretendam ser admitidos.

A pós-graduação em “Pós-graduação em Gestão de Fogos Rurais” funcionará de acordo com o Regulamento Interno do Gabinete de Formação
Destinatários
Licenciados em Engenharias da área Agrária (Engenharia Florestal, Engenharia Agrícola, Engenharia Agronómica, etc.), Engenharias na área do Ambiente (Engenharia Ambiental, Ecologia Aplicada, Biologia, etc.), na área da Gestão Territorial e dos riscos (Engenharia Civil, Proteção Civil, Geografia, etc.) ou áreas afins.