Grau Académico
Doutor
Objetivos
O 3.º ciclo de estudos conducente ao grau de Doutor em Estudos Literários tem como objetivo principal o reforço da capacidade de produção e internacionalização do conhecimento através da realização de investigação original, numa perspetiva fundamental ou aplicada, e visa dotar os candidatos de competências que lhes permitam desenvolver investigação original e independente e capacidade de a transmitir.
O Curso visa o desenvolvimento de competências compatíveis com os padrões internacionalmente recomendados para o 3º Ciclo de Ensino Superior no espaço europeu, sintetizados nos seguintes pontos:
- Capacidade de compreensão sistemática no domínio científico de estudo;
- Competências, aptidões e métodos de investigação associados ao domínio científico;
- Capacidade para conceber, projetar, adaptar e realizar uma investigação significativa respeitando as exigências impostas pelos padrões de qualidade e integridade académicas;
- Realizar um conjunto significativo de trabalhos de investigação original que tenha contribuído para o alargamento das fronteiras do conhecimento, parte do qual mereça a divulgação nacional ou internacional em publicações com comité de seleção.
Área CNAEF
Línguas e Literaturas Estrangeiras
(222) Portaria n.º 256/2005
Plano de Estudos/Diário da República
Duração
6 Semestres
ECTS
180
Prémios ou Destaques
Código DGES
5356
Condições de Acesso
Podem candidatar-se ao 3.º ciclo de estudos conducente ao grau de doutor em Estudos Literários:
a) Os titulares do grau de mestre ou equivalente legal;
b) Os titulares de grau de licenciado, detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da Escola de Ciências Humanas e Sociais (ECHS) da UTAD;
c) Os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da Escola de Ciências Humanas e Sociais (ECHS) da UTAD.
Critérios de Seleção e Seriação
A seleção e a seriação dos candidatos à matrícula no curso de doutoramento em Estudos Literários terão em consideração os seguintes critérios:
a) Classificação do mestrado, da licenciatura e ou de outros graus ou diplomas já obtidos pelos candidatos;
b) Currículo académico, científico e técnico;
c) Experiência profissional.
2. Os candidatos poderão ser submetidos a provas de seleção por entrevista.
3. A Direção de Curso poderá submeter os candidatos a provas académicas de seleção para avaliação do seu nível de conhecimentos nas áreas científicas do curso, bem como determinar a obrigatoriedade de frequência com aproveitamento de determinadas unidades curriculares do elenco das licenciaturas ou de cursos de homogeneização.
4. O número de alunos a admitir para cada edição do curso de doutoramento será fixado por Despacho Reitoral, sob proposta da Direção de Curso.
5. Os prazos para a candidatura, matrícula e inscrição, serão definidos pela Direção de Curso, mediante autorização Reitoral.
6. A apresentação da candidatura é efetuada no local indicado no respetivo edital, através do preenchimento de um boletim de candidatura, a que deverão ser anexados os seguintes documentos:
a) Cópia da Certidão de Mestrado;
b) Cópia da Certidão da Licenciatura;
c) Curriculum Vitae pormenorizado;
d) Outros elementos solicitados no edital ou que os candidatos entendam relevantes para a apreciação da candidatura.
Data da Decisão
18-10-2017
Deliberação da A3ES
Data do Registo
18-10-2017
Validade
18-10-2022