Grau Académico
Mestre
Objetivos
O objetivo do curso de mestrado em Engenharia Informática é promover uma qualificação de excelência em temas avançados da Engenharia Informática. Tal formação articula unidades curriculares (UCs) que se centram no desenvolvimento de competências transversais, a nível dos fundamentos teóricos e aplicados de conceção, especificação, projeto, implementação, implantação, administração, integração e exploração de sistemas informáticos, com UCs de opção, que visam permitir ao aluno adquirir conhecimentos e desenvolver competências em áreas centrais à informática atual.
Estas UCs optativas, asseguram que o objetivo geral acima expresso concretiza-se no objetivo específico de formar especialistas em engenharia, com duas variantes de perfil: especialistas transversais, que combinem competências em várias áreas, e especialistas focados, nomeadamente, nas áreas:
- computação gráfica e processamento digital de sinais;
- sistemas de informação;
- computação ubíqua e ambientes inteligentes;
- sistemas informáticos multimédia.

Os mestres deverão adquirir e desenvolver competências e conhecimentos na área da Engenharia Informática, enquadrados pelos descritores de Dublin e pela legislação nacional.
Curricularmente, atende-se ao aprofundamento de conhecimentos do 1.º ciclo, no enquadramento destes em situações novas e não familiares, e na capacidade de integração de conhecimentos. As competências de reflexão sobre implicações e responsabilidades ético-sociais são alvo de uma disciplina específica. O desenvolvimento de competências epistemológicas é propiciado em Métodos de Investigação. A dissertação colocará o candidato em situações onde a estruturação e os requisitos de conhecimentos não estão pré-determinados, frequentemente em contexto de investigação. Potenciam-se capacidades e competências de autonomia e autoestudo, aplicando conhecimentos e competências em situações de informação limitada/incompleta; e competências de comunicação de conclusões (com conhecimentos e raciocínios a elas subjacentes).
Área CNAEF
Ciências informáticas
(481) Portaria n.º 256/2005
Plano de Estudos/Diário da República
Horário
Horário Semanal: diurno, todos os dias úteis. Calendário Letivo: Setembro a Julho
Duração
2 anos
ECTS
120
Saídas Profissionais
Os diplomados a formar destinam-se a integrar os quadros de empresas, organizações e equipas na área da Engenharia Informática e das Comunicações, nomeadamente se vocacionadas para o desenvolvimento de sistemas e redes informáticas, bem como para a produção, divulgação, comercialização e manutenção de soluções informáticas e de comunicações.
Poderão vir a exercer funções em variados sectores como é o caso do sector de serviços, do sector industrial, da administração pública, dos media, entre outros.
Código DGES
9286
Vagas
50
Condições de Acesso
- Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal na área da Engenharia Informatica ou afins;
- Titulares de grau académico superior estrangeiro, resultante de 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha na área da Engenharia Informatica ou afins;
- Detentores de currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização do ciclo de estudos;
-Titulares de grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado.
Critérios de Seleção e Seriação
- Classificação da habilitação de acesso;
- Currículo científico;
- Currículo profissional;
- Os candidatos podem ser submetidos a entrevista para seleção e seriação;
- Documento de motivação para se candidatar a Mestrado. Com este parâmetro de avaliação pretende-se ter uma perspetiva do foco e da motivação do candidato.
Data da Decisão
31-07-2019
Deliberação da A3ES
Data do Registo
02-09-2011
Validade
31-07-2025