Grau Académico
Master's degree
Objetivos
Manter o elevado nível de formação profissional em Engenharia Florestal reconhecido aos diplomados por esta Universidade.
Assegurar a aquisição de competências de nível avançado nas diversas áreas científicas do curso, com especial incidência no reconhecimento aprofundado das componentes e das interações nos ecossistemas florestais, desenvolvendo e aplicando o conceito de sustentabilidade na prática florestal, na perspetiva da conservação futura dos recursos naturais.

Objectivos Específicos
Os engenheiros com esta formação avançada deverão ser capazes de conceber, elaborar e realizar projetos e estudos inovadores em ambiente multidisciplinar envolvendo as várias componentes dos recursos, das atividades e do património florestal. Os mestres consolidarão competências ao nível da:
- inventariação e modelação dos recursos florestais;
- funcionalidades dos SIG;
- planeamento florestal.
Terão capacidade técnica e científica para a perceção e resolução de problemas nas áreas de:
- conservação e gestão sustentável dos recursos florestais e agroflorestais;
- ecologia e gestão do fogo;
- ecologia dos sistemas ripícolas e proteção da biodiversidade;
- gestão sustentável dos solos;
- restauração de ecossistemas florestais;
- ordenamento de recursos cinegéticos;
Área CNAEF
Silvicultura e Caça
(623) Portaria n.º 256/2005
Horário
Horário Semanal: DiurnoCalendário Letivo: Setembro
Duração
2 anos
ECTS
120
Prémios ou Destaques
Saídas Profissionais
O trabalho por conta de outrem é comum na classe dos Engenheiros Florestais.
Entre as entidades que contratam Mestres em Engenharia Florestal destacam-se:
- Empresas de Gestão e Planeamento de Recursos Naturais,
- Indústrias Florestais,
- Parques e Reservas Naturais,
- Associações de Produtores e/ou Proprietários Florestais,
- Serviços Centrais e Regionais de Administração Pública e Câmaras Municipais.
- Instituições de Investigação Científica
Um número crescente de Engenheiros Florestais opta por trabalhar por conta própria, sendo de realçar o empreendedorismo empresarial dos nossos diplomados ao nível de planeamento e gestão florestal.

O plano de estudos adequado a Bolonha está organizado em unidades curriculares, nas quais o estudante terá sessões de ensino de natureza coletiva, sessões de orientação pessoal de tipo tutorial, estágios, projetos e trabalhos no terreno.
A realização de trabalhos de aplicação vai permitir, a partir de exemplos reais, uma aprendizagem virada para: 1) a abordagem da componente florestal dentro dos diferentes instrumentos de ordenamento do território e 2) o desenvolvimento de instrumentos de gestão e monitorização de povoamentos florestais.
A interação dos estudantes com potenciais entidades empregadoras, que decorre no 2º ano do curso (unidade curricular “Projeto Empresa-Universidade”), visa assegurar aos estudantes condições de integração profissional.
A frequência e aproveitamento da parte escolar possibilita a obtenção dum diploma de pós-graduação, sendo a classificação final do Mestrado obtida pela média aritmética das classificações não arredondadas da parte escolar e da classificação no ato público de defesa da dissertação, do trabalho de projeto.
Código DGES
6092
Condições de Acesso
- Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal na área das Ciências Florestais ou afins;
- Titulares de grau académico superior estrangeiro, resultante de 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha na área das Ciências Florestais ou afins;
- Titulares de grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado;
- Detentores de currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização do ciclo de estudos .
Critérios de Seleção e Seriação
- Classificação da habilitação de acesso;
- Currículo científico;
- Currículo profissional;
- Os candidatos podem ser submetidos a entrevista para seleção e seriação.
Data da Decisão
19-10-2016
Deliberação da A3ES
Data do Registo
18-03-2011
Validade
19-10-2022