Grau Académico
Licenciado (pós-Bolonha)
Objetivos
O curso de 1.º Ciclo em Engenharia Física tem como objetivo fundamental a qualificação de profissionais em diversos domínios da Física preparando-os para serem elementos ativos na inovação científica nestes domínios e, simultaneamente, dotá-los das ferramentas tecnológicas necessárias para aplicar o conhecimento adquirido aos diversos domínios da sociedade, desenvolvendo soluções tecnologicamente inovadoras para os desafios que a sociedade enfrenta. Adicionalmente, pretende -se que adquiram os conhecimentos complementares na área da Matemática, na área da Química, nomeadamente em Materiais, bem como na área da Engenharia, nomeadamente Programação e Eletrónica que irão garantir a estes profissionais a preparação necessária para acompanhar e aplicar os avanços científicos e tecnológicos que irão ocorrer ao longo dos seus percursos profissionais.
Área CNAEF
Duração
6 semestres
ECTS
180
Outras Informações
Projeto SKILLS FOR LIFE - STEAM UTAD, aprovado nos termos do Aviso 01/PRR/2021 e do Convite para Proposta de Contrato-programa (Aviso N.º 002/C06-i04.01/2021), financiado pelo PRR - Plano de Recuperação e Resiliência no âmbito dos Fundos Europeus Next Generation EU.
Saídas Profissionais
As principais saídas profissionais são as de técnicos superiores na área da Engenharia Física e afins. Os Licenciados em Engenharia Física estão preparados para desempenhar funções na área da tecnologia que utilize instrumentação básica, desenvolvimento ou utilização de software simples, ou desempenhar funções científicas e técnicas não especializadas em sectores como Indústria, Ambiente, Serviços, Investigação e Regulação.
Terminada a licenciatura, também se pode prosseguir os seus estudos em programas de Pós-graduação em Física, Engenharias e Gestão, abrindo os horizontes em áreas profissionais como a investigação científica avançada em Física Fundamental e Aplicada, a gestão e planeamento ao nível de empresas e/ou de recursos humanos, a engenharia, a consultoria e análise, o desenvolvimento de software, a direção comercial, ou ainda áreas tão diversas como o marketing e a publicidade, a análise financeira ou a investigação forense onde já se encontram muitos mestres em Engenharia Física.
Perfil do Diplomado
Conhecimentos sólidos na área de Física, nomeadamente de Física moderna, e conhecimentos obtidos nas disciplinas de engenharia e gestão. A estes conhecimentos, junta-se a capacidade de os aplicar na prática, a capacidade para aprender e inovar, bem como a capacidade de análise e de síntese. Estas competências são consideradas relevantes pelos empregadores e estão associadas à Engenharia Física, em conformidade com os estudos europeus na área.
Entidades onde Exercer
Empresas de base tecnológica | Empresas de auditoria e consultoria técnico-científica e económico-financeira | Empresas de serviços e indústria | Entidades de regulação e acreditação | Organizações e infraestruturas internacionais de investigação científica e tecnológica
Mais Informações
Código DGES
9113 (ver mais informações)
Vagas
20
Condições de Acesso
Preferência Regional:
não aplicável

Pré-requisitos:
não exigidos
Provas de Ingresso
07 Física e Química e 19 Matemática A
Nota Mínima
Provas de ingresso: 95 (escala de 0-200)
Nota de candidatura: 95 (escala de 0-200)
Nota do Último Aluno Colocado na 1ª Fase
2022: 137,7
Cálculo da Nota de Acesso
Média do Secundário: 65%
Provas de Ingresso: 35%
Data da Decisão
31-07-2020
Deliberação da A3ES
Data do Registo
10-09-2020
Validade
31-07-2026