Grau Académico
Licenciado (pós-Bolonha)
Objetivos
A Licenciatura em Educação Básica resulta das exigências de adequação das licenciaturas já existentes em Educação de Infância e Ensino Básico – 1º Ciclo ao Processo de Bolonha (Decreto-Lei nº 43/2007 de 22 de fevereiro).
Todos os que desejarem vir a ser profissionalmente Educadores de Infância, Professores do 1º e/ou do 2º ciclo do Ensino Básico (Português, História, Matemática e Ciências da Natureza), e trabalharem com crianças dos 0 aos 12 anos, deverão escolher como formação inicial a Licenciatura em Educação Básica.
A opção pela realização da Licenciatura em Educação Básica permite, no fim do 1º Ciclo de Bolonha (180 ECTS – 3 anos letivos), escolher as especializações que habilitam para o exercício profissional como educadores de infância, professores do 1º ciclo do Ensino Básico (60 ECTS - 1 ano letivo) e professores do 2º ciclo do Ensino Básico (90 ECTS – 1 ano e meio).
Sendo uma formação muito abrangente facilita também um leque mais vasto de opções de especialização no 2º Ciclo de Bolonha (Mestrado). Assim, o licenciado em Educação Básica pode, em apenas mais um ano, ficar habilitado a ser educador de infância ou Prof. do 1º ciclo do ensino básico e, em mais um ano e meio, ficar habilitado a ser simultaneamente educador de infância e Prof. do 1º ciclo do Ensino Básico ou, ainda, Prof. do 1º e do 2º ciclo do Ensino Básico.
Apesar de ser um curso vocacionado para a formação de educadores e professores 1º e 2º ciclo do ensino básico, pretende-se:

- desenvolver um perfil de formação com condições de empregabilidade em contextos educativos formais e não-formais, dirigido para o desenvolvimento de projetos e recursos educativos;
- garantir as condições para o aprofundamento dos conhecimentos obtidos no 1º Ciclo (grau de Licenciado) e requeridos para o exercício docente no 2º Ciclo de Formação (grau de Mestre).
Área CNAEF
Formação de Professores do Ensino Básico (1.º e 2.º Ciclos)
(144) Portaria n.º 256/2005
Plano de Estudos/Diário da República
Horário
Semanal: Diurno
Duração
6 semestres
ECTS
180
Saídas Profissionais
- Participação em projetos educativos em contextos formais ou não-formais;
- Acompanhamento de Atividades educativas;
- Apoio em bibliotecas;
- Apoio em Museus;
- Apoio a projetos de investigação;
- Construção e avaliação de recursos didáticos;
- Secretariado em contextos educativos;
- Promoção de atividades de extensão.
Perfil do Diplomado
A Licenciatura em Educação Básica permite, no fim do 1o Ciclo de Bolonha escolher as especializações que habilitam para o exercício profissional como educadores de infância, professores do 1o ciclo do Ensino e professores do 2o ciclo do Ensino Básico.
Entidades onde Exercer
- Jardins de Infância;
- Escolas do 1º e/ou do 2º ciclo do Ensino Básico;
- Bibliotecas;
- Museus.
Código DGES
9853 (ver mais informações)
Vagas
25
Condições de Acesso
Preferência Regional:
não aplicável

Pré-requisitos:
não exigidos
Provas de Ingresso
17 Mat. Apl. Ciências Soc. e 18 Português
Nota Mínima
Provas de ingresso: 95 (escala de 0-200)
Nota de candidatura: 95 (escala de 0-200)
Nota do Último Aluno Colocado na 1ª Fase
2018: 119,2
2017: 122,0
Cálculo da Nota de Acesso
Média do Secundário: 65%
Provas de Ingresso: 35%
Data da Decisão
04-03-2014
Deliberação da A3ES
Data do Registo
18-03-2011
Validade
04-03-2020