Grau Académico
Doutor
Objetivos
-Garantir que o aluno, além de dominar as teorias científicas, adquira um bom conhecimento e domínio dos métodos mais utilizados na sua área de especialização (uma das didáticas específicas de Ciências e Tecnologia).
- Familiarizar o aluno com o trabalho de investigação, os instrumentos e os métodos mais usados no seu domínio de especialização (uma das Didáticas específicas de Ciências e Tecnologia) e com o trabalho realizado por equipas de investigação no âmbito da Didática de Ciências e Tecnologia.
- Desenvolver a capacidade de identificar os elementos essenciais de um processo ou de uma situação complexa, o que lhe permitirá abordar o objeto de estudo na sua área de especialização.
- Desenvolver capacidades e competências de produção científica e/ou tecnológica no âmbito da Didática de Ciências e Tecnologia.
Área CNAEF
Formação de professores de áreas disciplinares específicas
(145) Portaria n.º 256/2005
Horário
Horário Semanal: sexta-feira e sábado Calendário Letivo: setembro a junho
Duração
6 Semestres (art.º 3 DL-74/2006)
ECTS
180
Saídas Profissionais
Possibilidade de progressão na carreira docente para os grupos 230, 240, 500, 510, 520, 530, 550, de acordo com a Portaria nº 344/2008 de 30 de abril.
Um doutor em Didática de Ciências e Tecnologia está habilitado a identificar os elementos essenciais de um processo educativo (em contexto formal ou informal), o que lhe permitirá abordar o objeto de estudo na sua área de especialização para:
Desenvolver investigação e produção científica
Liderar processos formativos e/ou investigativos
Promover avanços tecnológicos, sociais ou culturais numa sociedade baseada no conhecimento;
Projetar e realizar inovação de um modo autónomo e descrever, analisar e avaliar criticamente o seu impacto na sociedade.
Código DGES
5841
Condições de Acesso
Ver condições gerais de acesso fixadas pelo n.º 1 do artigo 17.º do Decreto -Lei n.º 74/2006, de 24 de Março.
Público-alvo:

- Professores de Ciências e/ou Tecnologia de todos os níveis de ensino, em particular de: Ciências Físicas, Ciências Matemáticas, Ciências da Engenharia; Informática;
- Profissionais vocacionados para a produção de recursos educativos;
- Profissionais vocacionados para a divulgação da Ciência.
Critérios de Seleção e Seriação
1. C.V. académico, profissional e científico;
2. Grau de profundidade de intenções de investigação científica que se pretende desenvolver durante o programa de doutoramento.
Data da Decisão
17-05-2017
Deliberação da A3ES
Data do Registo
01-01-2000
Validade
17-05-2021