Grau Académico
Licenciado (pós-Bolonha)
Objetivos
A licenciatura em Design Sustentável tem como objetivo dotar os licenciados do conhecimento e domínio operativo, no âmbito do Design Sustentável, necessários à aquisição de excelência no desempenho profissional, segundo os parâmetros exigidos atualmente no mercado de trabalho a nível europeu e global.
Este profissional adquire, não só, conhecimentos científicos e técnicos, mas também a consciência do imperativo da sustentabilidade no mundo contemporâneo e os princípios éticos que devem presidir à sua implementação. O objetivo central do projeto na licenciatura em Design Sustentável é a criação de valor para as empresas com base no desenvolvimento de produtos melhorados e/ou inovadores, que gerem valor igualmente para os consumidores e sociedade, preservando o ambiente e garantindo, dessa forma, a qualidade de vida presente e futura das comunidades.
A visão de Sustentabilidade, que é veiculada ao longo de todo o curso, é ancorada no princípio da inclusividade, não só porque uma sociedade sustentável é, necessariamente, inclusiva, mas porque a crescente diversidade nas sociedades atuais (multiculturais, integradoras de todos os cidadãos independentemente das suas condições físicas, mentais ou sociais) implica que os produtos e serviços satisfaçam uma grande diversidade de consumidores, contribuindo para a sua qualidade de vida e para o bom desempenho de mercado das empresas.
As atuais condições de competitividade conduzem ao aumento das exigências do mercado de trabalho, que requer a disponibilidade de especialistas em Design que dominem os requisitos do projeto sustentável e inclusivo. Com esse objetivo, o aluno da licenciatura em Design Sustentável estará permanentemente ligado aos processos industriais de fabrico, manuais e digitais, de forma a adquirir competências e capacidades que lhe permitam a rápida adaptação às necessidades das indústrias, facilitando o desenvolvimento do projeto em conformidade com as exigências dos clientes.
Área CNAEF
Plano de Estudos/Diário da República
Duração
6 semestres
ECTS
180
Saídas Profissionais
O ramo em Design de Produto Sustentável, permite que o licenciado possa responder às exigências atuais da Indústria Internacional, sendo que as áreas de equipamento, industrial e produto, estão devidamente contempladas. Além dos princípios base da Sustentabilidade estarem presentes, do início ao fim do curso, está também devidamente contemplada a área de inclusividade, permitindo direcionar o projeto para a diversidade humana, com a preocupação de o incluir na sociedade em que vive.
O ramo em Interiores e Ambientes Sustentável, permite ao licenciado responder às solicitações do mercado atual com preocupações sobre a sustentabilidade dos projetos e a capacidade de avaliar e resolver problemas relacionados com a inclusividade.
A noção do espaço em que o ser humano habita, a necessidade de o tornar sustentável e adaptado à diversidade humana, quer seja no projeto de mobiliário urbano, ou de interiores, passando pela paisagem adjacente ou onde vive, não só está presente no decorrer do curso, como é transmitida de forma a que o fator inclusividade nunca seja menosprezado.
Perfil do Diplomado
O licenciado em Design Sustentável adquire competências para:
Liderar ou executar projetos e consultoria em Design, independentemente da área de atuação e do local de implementação do projeto.
Desenvolver atividade industrial, não estando restringido às áreas artesanais semi-industriais, industriais ou dirigidas para a indústria 4.0, nem ao tipo de materiais com que irá trabalhar.
Dialogar com outras áreas do saber como a Engenharia em geral, a Arquitetura ou o Marketing, sendo a sua formação transversal a diversas áreas de atividade.
Coordenar projetos que incluam o fator “Sustentabilidade” ou “Inclusividade”.
Entidades onde Exercer
Indústria em geral;
Ateliers de Design no ramo de Produto e Interiores/Ambientes;
Ateliers de Arquitetura
Organismos públicos, por exemplo “Câmaras Municipais” e outros.
Transformação de materiais e sua reciclagem;
Área automóvel;
Aeronáutica;
Transportes em geral;
Instituições públicas ou privadas;
Ensino;
Todas as que tenham exigências a nível de Sustentabilidade e Inclusividade;
Outras ligadas à atividade.
Mais Informações
Código DGES
L253 (ver mais informações)
Vagas
40
Condições de Acesso
Preferência Regional:
não aplicável

Pré-requisitos:
não exigidos
Provas de Ingresso
03 – Desenho ou
10 – Geometria Descritiva ou
18 – Português
Nota Mínima
Provas de ingresso: 95 (escala de 0-200)
Nota de candidatura: 95 (escala de 0-200)
Cálculo da Nota de Acesso
Média do Secundário: 65%
Provas de Ingresso: 35%
Data da Decisão
10-03-2022
Deliberação da A3ES
Data do Registo
20-05-2021
Validade
10-03-2023