Grau Académico
Pós-Graduado
Objetivos
No decurso da pós-graduação, pretende-se que os alunos:
– Aprendam e explorem os aspetos da caracterização, quantificação, gestão e redução de riscos e desastres, bem como os impactes associados, segundo perspetivas diversificadas (científica, tecnológica, socioeconómica, política, ambiental e cultural);
– Desenvolvam competências nos aspetos práticos da redução de riscos, através da utilização de técnicas e ferramentas aplicáveis à prevenção ou mitigação de riscos específicos, incluindo modelos e ferramentas informáticas.
Horário
A pós-graduação funciona em regime pós-laboral, com aulas concentradas à quinta-feira, sexta-feira e sábado
Duração
Horas Totais : 1620 Horas de Contacto: 660
ECTS
60
Outras Informações
Gabinete de Formação
+351 259 350541 / +351 259 350258 / +351 259 350237
4541
Links Úteis
Para mais informações consulte a página do Gabinete de Formação:
Desastres Naturais e Redução de Riscos
Condições de Acesso
Podem frequentar esta Pós-graduação os candidatos que:
– Sejam detentores de diploma de 1º Ciclo em Geologia, Biologia e Geologia, Ciências do Ambiente, Engenharia do Ambiente, Engenharia Civil, Engenharia Florestal, Engenharia Agronómica, Arquitetura Paisagista, Economia e Sociologia, Geografia, ou áreas afins.
– Poderão ainda frequentar a pós-graduação os candidatos que preencham os requisitos previstos nas alíneas b) e c) do Artº 11º do Despacho n.º 13295/2013 – Regulamento da formação não conferente de grau académico da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Destinatários
O público-alvo da pós-graduação em “Desastres Naturais e Redução de Riscos” inclui profissionais a trabalhar nas instituições que compõem os Centros de Coordenação Operacional Nacional ou Distrital do Sistema de Proteção Civil, como sejam Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, Instituto Português do Mar e da Atmosfera, Autoridade Nacional de Proteção Civil, entre outros.
Também se destina a bombeiros, profissionais a trabalhar em gabinetes técnicos das Câmaras Municipais, assim como a estudantes ou profissionais licenciados ou mestres em Geologia, Biologia e Geologia, Ciências do Ambiente, Engenharia do Ambiente, Engenharia Civil, Engenharia Florestal, Engenharia Agronómica, Arquitetura Paisagista, Economia e Sociologia, Geografia, ou áreas afins. Os candidatos de outras áreas científicas poderão ser aceites após análise curricular e aprovação pela comissão do curso.