Grau Académico
Doutor
Objetivos
Proporcionar formação de alta qualidade em Ciências Físicas Aplicadas, capacitando profissionais com competências e conhecimentos para atuar em cada uma das três áreas de especialidade.
Proporcionar um ambiente científico estimulante, em projetos de investigação de alta qualidade, que facilite a aprendizagem e a investigação, a troca e desenvolvimento de ideias.
Preparar os candidatos para uma carreira em Ciências Físicas em ambiente académico ou empresarial, tirando partido das relações existentes e a estabelecer com o tecido empresarial.
Formar investigadores capazes de produzir cientificamente ao mais alto nível (com investigação avançada, original e de qualidade superior) em cada uma das áreas de especialidade, tirando partido das singularidades existentes na UTAD.
A consecução destes objetivos permite garantir uma aprendizagem ao longo da vida de modo autónomo ou a liderança de processos de investigação e desenvolvimento, ou processos formativos.
Área CNAEF
Ciências físicas; Formação de professores de áreas disciplinares específicas
(440; 145) Portaria n.º 256/2005
Horário
Horário pós-laboral. Calendário Letivo: setembro a junho
Duração
6 semestres
ECTS
180
Saídas Profissionais
Um doutor em Ciências Físicas Aplicadas está habilitado na sua área de especialização para:

Desenvolver investigação e produção científica fazendo uso de capacidades de consulta autónoma e análise crítica de informação e capacidade para conceber, projetar, adaptar e realizar investigação significativa respeitando as exigências dos padrões de qualidade e integridade académicas;
Desenvolver atividade profissional de alto nível, baseada em conhecimentos e prática científica avançada, para promover o progresso tecnológico, social ou cultural.

Estas valências permitem trabalhar em:
- Empresas de desenvolvimento e inovação no setor produtivo, nomeadamente lugares técnicos superiores (climatologia aplicada aos sistemas agroflorestais; tecnologias aplicadas, novos materiais e processos industriais).
-Instituições de ensino
-Instituições de investigação
-Instituições públicas.
Código DGES
5970
Condições de Acesso
Os titulares do grau de mestre ou equivalente legal nas áreas de ciências físicas, engenharia física e engenharias afins, ou ensino numa área de Ciências Físicas (ou em educação em áreas relacionadas com o ensino de ciências físicas)
Titulares de grau licenciado ou grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado.
Detentores de currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização do ciclo de estudos.
Critérios de Seleção e Seriação
Adequação e classificação da habilitação de acesso 0 a 20 valores
Currículo académico, científico e profissional
i) Curriculum vitae;
(a) currículo académico (incluindo classificação e adequação dos graus académicos) [40%];
(b) currículo científico medido como número e significado das publicações, participação em projetos [40%];
(c) Experiência profissional [10%];
ii) Carta de motivação: considerando a sua qualidade e clareza [10%].
Os candidatos podem ser submetidos a provas de seleção por entrevista
Data da Decisão
13/08/2020
Deliberação da A3ES
Data do Registo
14/07/2020
Validade
01-01-1976