Grau Académico
Mestre
Objetivos
As alterações económicas aumentaram a complexidade da gestão. A performance dos profissionais ligados à gestão implica um conhecimento profundo da estrutura e comportamento estratégico das organizações. O alcance deste desiderato assenta numa fundamentação em ciência económica, instrumentos analíticos e metodologias de análise úteis para a perceção do contexto em que atuam e para a definição de estratégias por parte das empresas. Tem como principais objetivos:
-Desenvolver conhecimentos/competências que cruzem as áreas da teoria microeconómica e políticas económicas com a das ciências empresariais;
-Proporcionar conhecimento capaz de permitir perceber e avaliar as componentes em que a empresa atua, de modo a formular estratégias empresariais em contextos dinâmicos e complexos. Proporcionar as bases científicas para o exercício de funções na indústria, finanças, consultoria, organizações públicas e sem fins lucrativos e prosseguimento para o 3º ciclo de estudos na área.
Área CNAEF
Ciências sociais e economia
(314) Portaria n.º 256/2005
Plano de Estudos/Diário da República
Horário
Pós-Laboral
Duração
2 anos
ECTS
120
Saídas Profissionais
Este curso vai na linha do estabelecido por escolas europeias de referência nas áreas da Economia e Gestão, visando proporcionar aos alunos capacidades de compreensão de uma envolvente económica cada vez mais dinâmica e complexa, sem descurar instrumentos e técnicas adotadas na moderna gestão das organizações, nomeadamente das empresas privadas. Com esta oferta visa-se dotar o aluno de uma fundamentação em teoria económica, instrumentos analíticos e metodologias de análise úteis para a perceção do contexto em que atuam as empresas e definição de estratégias e práticas competitivas. Com a formação ministrada o aluno fica capacitado: (a) com qualidades de rigor, espírito crítico e argumentação na formulação de problemas e na resolução de questões de fenómenos ligados à economia e gestão; (b) com conhecimentos em economia e gestão que lhe permitem lidar com questões complexas da atividade empresarial e desenvolver soluções em situações tais como as falhas de mercado e a necessidade de reestruturar/reposicionar empresas, (c) para responder aos desafios da inovação e do empreendedorismo; (d) com competências para uma aprendizagem ao longo da vida de um modo auto-orientado e autónomo.
O curso está formatado para responder a um amplo campo de necessidades formativas para o exercício de funções na indústria, finanças, consultoria, organizações públicas e sem fins lucrativos e prosseguimento para o terceiro ciclo de estudos nas áreas das ciências económicas e empresariais.
Código DGES
M149
Data da Decisão
11-05-2012
Deliberação da A3ES
Data do Registo
29-05-2012
Validade
11-05-2018