Grau Académico
Doutor
Objetivos
- Formar doutores em Ciências do Desporto, capazes de produzir conhecimentos teóricos e práticos na área da saúde em geral e desporto em particular, gerando e multiplicando investigações científicas norteadas por uma atitude ética e crítica, e adequadas à sociedade atual e ao meio académico nacional e internacional, fundamentalmente com os seguintes enfoques:
i) enfoque sócio histórico do desporto, fundamentalmente com estudos pertinentes à respectiva linha de pesquisa e respectivos projetos;
ii) enfoque biofísico do desporto, com estudos pertinentes às respectivas áreas temáticas e linhas de pesquisa com seus diferentes projetos;

- Consolidar e aprofundar a visão crítica face às problemáticas relativas às diferentes dimensões do desporto, assim como a competência para desenvolver pesquisas de alto nível e estimular investigações científicas que possam suprir as necessidades dos sectores dos profissionais.
Área CNAEF
Desporto
(813) Portaria n.º 256/2005
Horário
Horário semanal: Pós laboral, final da semana.Calendário: inicio da atividade letiva em Outubro de 2016.
Duração
Dois semestres + quatro semestres para a tese.
Prémios ou Destaques
Código DGES
5394
Critérios de Seleção e Seriação
Compete à Comissão Diretiva elaborar a seleção dos candidatos à frequência do Curso de Pós-Graduação, a submeter à aprovação da Comissão Permanente do Conselho Científico.
2. Na seleção dos candidatos serão considerados os seguintes critérios:
a. Classificação da licenciatura ou de outros graus já obtidos pelo candidato.
b. Curriculum vitae
c. Experiência profissional.
3. Os candidatos podem ser submetidos a provas de seleção ou entrevista para avaliar o nível de conhecimentos nas áreas científicas do curso.
4. Têm acesso à realização da tese de Doutoramento os alunos do Curso de Pós-Graduação, que durante a parte escolar tenham tido classificação mínima de 16 valores. Excepcionalmente, após apreciação curricular pela Comissão Permanente do Conselho Científico e sob proposta da Comissão Diretiva do Curso podem ser admitidos à realização da tese outros alunos aprovados.
5. A Comissão Diretiva do Curso proporá anualmente à CPCC o número de teses por área científica.
6. O pedido de admissão à preparação da tese deve ser formalizado, até dois meses depois de terminada a parte escolar, através da apresentação dos documentos referidos no Artº 22 do regulamento dos cursos de pós-graduação em vigor na UTAD.
Data da Decisão
31-07-2018
Deliberação da A3ES
Data do Registo
18-03-2011
Validade
31-07-2024