Grau Académico
Licenciado (pós-Bolonha)
Objetivos
A Licenciatura em Ciências da Nutrição é um curso da área da saúde que tem como objetivo preparar diplomados, Nutricionistas, capazes de entenderem os princípios da nutrição e alimentação humana e de os porem em prática. O diplomado em Ciências da Nutrição conhece o impacto da alimentação no desenvolvimento humano, na saúde e na qualidade de vida, sabe avaliar o estado nutricional de indivíduos, grupos ou comunidades e é capaz de estabelecer planos alimentares e de formular novos produtos, tendo como foco central a promoção do bem-estar e a prevenção da doença.
Área CNAEF
Terapia e reabilitação
(726) Portaria n.º 256/2005
Plano de Estudos/Diário da República
Duração
8 semestres
ECTS
240
Saídas Profissionais
A prática profissional do nutricionista pode decorrer em unidades hospitalares, centros de saúde, unidades de saúde familiar, centros para a terceira idade, creches, infantários, escolas, centros desportivos, indústria alimentar e farmacêutica. Pode ainda integrar centros de investigação científica, empresas de restauração pública e coletiva, instituições de consultadoria, instituições particulares de solidariedade social, instituições da distribuição e retalho, exercício liberal da profissão de nutricionista, entre outras.
Perfil do Diplomado
Os licenciados em Ciências da Nutrição, exercem a profissão de nutricionista com base na Lei n.º 126/2015 de 3 de setembro. O Nutricionista pode exercer a sua atividade na vertente clinica na qual a promoção da saúde, a prevenção e tratamento da doença ganham relevo, na vertente da Saúde Pública que procura na promoção da saúde e prevenção da doença na sociedade mediante o estabelecimento de políticas nutricionais que conduzam à promoção de hábitos alimentares saudáveis e na vertente da Gestão e da Qualidade, que incide na restauração coletiva e na implementação sistemas da qualidade e segurança alimentar. O Nutricionista também obtêm preparação em comunicação interpessoal, trabalho em equipa, ética e outras competências que o tornam mais capaz de exercer a sua atividade de forma eficaz e útil para a sociedade.
Código DGES
9554 (ver mais informações)
Vagas
40
Provas de Ingresso
Um dos seguintes conjuntos:
(02 Biologia e Geologia) ou
(02 Biologia e Geologia; 07 Física e Química)
Nota Mínima
Nota de candidatura: 95 pontos
Provas de ingresso: 95 pontos
Nota do Último Aluno Colocado na 1ª Fase
2018: 124,0
Cálculo da Nota de Acesso
Média do secundário: 50%
Provas de ingresso: 50%
Data da Decisão
21-06-2018
Deliberação da A3ES
Data do Registo
21-06-2018
Validade
21-06-2019