Grau Académico
Master's degree
Objetivos
Gerais:
a) Aprofundar conhecimentos científicos e competências no domínio das Ciências da Educação com particular relevo para as áreas de especialização, com vista ao desenvolvimento científico ou à aplicação em contexto de trabalho;
b) Refletir criticamente sobre fenómenos de educação e formação para perspetivar formas de investigação e de ação sobre os mesmos;
c) Formar profissionais com capacidade investigativa e de intervenção educacional, particularmente em áreas específicas das Ciências da Educação

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências) a desenvolver pelos estudantes

a) Dominar conhecimentos e competências científicas e de educação para o desenvolvimento de projetos de investigação ou para a aplicação em contexto de trabalho;
b) Conceber, implementar e avaliar projetos de formação, de gestão e intervenção educacionais;
c) Utilizar recursos digitais em contexto de formação e de intervenção educativas;
d) Proporcionar solidez argumentativa às problematizações e decisões no âmbito da administração educacional;
e) Capacitar para a liderança de processos de inovação;
f) Sustentar a pratica pedagógica na reflexão crítica fundamentada teoricamente visando o desenvolvimento profissional;
g) Proporcionar conhecimentos acerca de teorias e técnicas de diagnóstico, conceção, planificação, organização, intervenção e avaliação de programas e projetos na área da educação de adultos.
Área CNAEF
Ciências da Educação
(142) Portaria n.º 256/2005
Horário
Pós-laboral, presumivelmente à Sexta-feira e Sábado
Duração
2 anos
ECTS
120
Outras Informações
Diário da República, 2.ª série — N.º 43 — 1 de março de 2019 (retificação do aviso 2672/2019 )

1 - O curso está estruturado de acordo com o Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos (ECTS) nos termos do Decreto-Lei n.º 42/2005, de 22 de fevereiro, e legislação subsequente, e normas internas aplicáveis.
2 - A aquisição do grau de mestre pressupõe a obtenção, num período de quatro semestres letivos, de 120 ECTS, nos termos estabelecidos pela estrutura curricular e plano de estudos, incluindo a aprovação no ato público de defesa de dissertação.
3 - A realização, com sucesso, das unidades curriculares que integram a parte curricular do curso e que a seguir se discriminam, no total de 60 ECTS, confere um curso de especialização:
a) Ciências da Educação área de especialização em Administração Educacional:
Metodologia de Investigação em Educação
Avaliação Educacional
Sociologia da Educação
Educação, Democracia e Participação
Ética e Deontologia
Administração Educacional
Políticas Educativas
Gestão Estratégica de Recursos Humanos
Contabilidade Orçamental na Educação
Seminário de Investigação em Administração Educacional

b) Ciências da Educação área de especialização em Animação Sociocultural:
Metodologia de Investigação em Educação
Avaliação Educacional
Sociologia da Educação
Educação, Democracia e Participação
Ética e Deontologia
Teatro na Educação e na Animação Sociocultural
Fundamentos de Animação Sociocultural e Espaços Educativos Não Formais
Pedagogia Social e Comunitária
Animação Socio Cultural e Educação Intergeracional
Seminário de Investigação em Animação Sociocultural

c) Ciências da Educação área de especialização em Educação de Adultos:
Metodologia de Investigação em Educação
Avaliação Educacional
Sociologia da Educação
Educação, Democracia e Participação
Ética e Deontologia
Teorias Sociais, Modelos e Práticas de Educação de Adultos
Psicologia do Desenvolvimento do Adulto e do Geronte
Construção de Projetos em Educação de Adultos
Comunicação na Educação Formal e não Formal
Seminário de Investigação em Educação de Adultos

d) Ciências da Educação área de especialização em Supervisão Pedagógica:
Metodologia de Investigação em Educação
Avaliação Educacional
Sociologia da Educação
Educação, Democracia e Participação
Ética e Deontologia
Supervisão Pedagógica
Construção, Desenvolvimento e Avaliação de Projetos Pedagógicos
Teorias e Modelos de Ensino
1ª opção
Seminário de Investigação em Supervisão Pedagógica

e) Ciências da Educação área de especialização em Tecnologia Educativa:
Metodologia de Investigação em Educação
Avaliação Educacional
Sociologia da Educação
Educação, Democracia e Participação
Ética e Deontologia
Comunicação na Educação Formal e Não Formal
Tecnologia Hipermédia e Multimédia
1ª opção
2ª opção
Seminário de Investigação em Tecnologia Educativa
Código DGES
6031
Condições de Acesso
Podem candidatar -se ao ciclo de estudos conducentes ao grau de mestre:
a) Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal;
b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro, conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente ao Processo;
c) Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Científico ou Técnico -Científico da unidade orgânica de ensino;
d) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização do ciclo de estudo pelo Conselho Científico ou Técnico -Científico da unidade orgânica de ensino.
Critérios de Seleção e Seriação
A avaliação e seriação dos candidatos, entre outros, podem ser baseadas nos seguintes elementos:
1- Adequação e classificação da habilitação de acesso;
2 - Currículo académico, científico e profissional;
3 - Entrevista.
4 - A candidatura é realizada para a matrícula e inscrição num ano letivo e é válida apenas para o ano letivo a que se refere.
5 - Os requerimentos de candidatura a mestrados poderão ser aceites no decurso do ano letivo, a título excecional, por motivos especialmente atendíveis, e desde que existam condições para a integração académica dos requerentes.
Data da Decisão
20-03-2018
Deliberação da A3ES
Data do Registo
20-03-2018
Validade
20-03-2021