Grau Académico
Doutor
Objetivos
Dada a importância que as cadeias agroalimentares assumem no sistema económico, cultural e político da Europa, e dado os desafios que enfrentam (e.g. alterações climáticas, sustentabilidade dos recursos naturais, necessidade duma maior regulamentação, envelhecimento da população ativa, concorrência nos mercados globais), o 3º Ciclo de Estudos conducente ao grau de Doutor em Cadeias de Produção Agrícola (AgriChains) visa preencher uma lacuna nacional, com uma abordagem inovadora, oferecendo formação em cada nível da cadeia de valor de produção e melhorando o conhecimento e a competitividade dentro da cadeia.
Pretende-se que os doutorandos adquiram formação específica em cada etapa do processo de produção agrícola e tenham acesso às grandes empresas do setor e às opiniões dos consumidores, numa estratégia de conteúdos programáticos integrados no próprio curso e de promoção de emprego, com seminários, conferências e até estágios e projetos de investigação nessas mesmas empresas.
Com vista à internacionalização, o AgriChains oferece, além de um diploma conjunto da UTAD e da Universidade do Minho, a possibilidade de os alunos frequentarem a Universidade de Wageningen e a Universidade Politécnica de Valência, instituições com excelente reputação nas áreas de investigação que desenvolvem o setor primário.
Área CNAEF
Produção Agrícola e Animal
(621) Portaria n.º 256/2005
Plano de Estudos/Diário da República
Horário
Parte curricular – Regime presencial, tutorial e e-learningTese - disponibilidade integral, o Doutorando é corresponsável pela gestão do tempo necessário aos trabalhos de investigação em conjunto com o seu Prof. orientador.O AgriChains tem duração de quatro anos e inclui um programa de mobilidade pelas quatro universidades parceiras.
Duração
8 semestres letivos
ECTS
240
Outras Informações
O PhD AgriChains prevê o acompanhamento personalizado de cada aluno. Assim que o doutorando é selecionado para o programa, é-lhe atribuído um tutor que concede apoio pessoal e académico e terá também um papel fundamental na seleção do orientador de dissertação do doutorando.
O curso concede ainda oito bolsas por ano, financiadas pela Fundação para a Ciência e Tecnologia que suportam, além das propinas, deslocações e estadia em Portugal, Espanha e Holanda.
Código DGES
PA02
Condições de Acesso
• Poderão candidatar-se ao ciclo de estudos conducente ao grau de Doutor em Cadeias de Produção Agrícola:
• Mestres nas áreas de Engenharia ou Ciência Agronómica, Engenharia ou Ciência Florestal, Biologia, Química, Física, Enologia, Geofísica, ou Geologia, ou áreas equivalentes;
• Licenciados nas áreas descritas acima, ou afins, detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pela Comissão de Admissão;
• Os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional especialmente relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pela Comissão de Admissão
- Os candidatos deverão ter um bom nível de inglês.
Data da Decisão
28-02-2014
Deliberação da A3ES
Data do Registo
17-12-2013
Validade
28-02-2020