Grau Académico
Master's degree
Objetivos
O ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre em Biologia Clínica Laboratorial (BCL) propicia aos estudantes uma especialização que pretende complementar conhecimentos científicos adquiridos em cursos de 1º Ciclo nas áreas da Biologia e Bioquímica, Biotecnologia, Saúde, ou de formações afins.
O mestrado em BCL tem como objectivos a aquisição de competências teóricas e técnicas específicas nos domínios Bioquímica, Imunologia, Microbiologia, Parasitologia, Fisiopatologia, Hematologia, Genética para análise e diagnóstico em contexto laboratorial. Além disso, será proporcionado conhecimentos teórico-práticos nas áreas da Histopatologia, Experimentação Animal e Delineamento Experimental, e várias técnicas laboratoriais de análise. Os estudantes poderão optar por uma dissertação, no âmbito de investigação, pela apresentação de um projecto no âmbito de resolução de problemas, ou ainda por um estágio profissional numa instituição colaboradora no mestrado.
Área CNAEF
Biologia e Bioquímica
(421) Portaria n.º 256/2005
Plano de Estudos/Diário da República
Duração
2 anos
ECTS
120
Saídas Profissionais
O Mestre em BCL terá especialização técnico-profissional para exercer actividade como técnico superior em laboratórios de análises nas vertentes de genética molecular, citogenética, histopatologia e imunologia, microbiologia e parasitologia, hematologia e bioquímica. Esta actividade pode ser exercida em:
- Laboratórios de Centros hospitalares públicos ou privados;
- Laboratórios de análises clínicas;
- Instituições de Ensino Superior e centros de investigação;
- Indústria biotecnológica, farmacêutica e biomédica.
Código DGES
6753
Condições de Acesso
a) Licenciatura nas áreas de Biologia e Bioquímica, Farmácia, Análises Clínicas ou áreas afins;
b) Possuir um grau académico superior, nacional ou estrangeiro, que seja reconhecido como satisfazendo os objectivos do grau de licenciado respeitante aos cursos referidos na alínea a);
c) Ser detentor de um curriculum escolar, científico ou profissional que seja expressamente reconhecido como atestando mérito e capacidade para a realização deste curso.
Data da Decisão
06-01-2017
Deliberação da A3ES
Data do Registo
18-03-2011
Validade
06-01-2023