Grau Académico
Doutor
Objetivos
O Curso de Doutoramento em Agronegócios e Sustentabilidade é oferecido pelo consórcio entre a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e a Universidade de Évora (UÉ), em parceria com outras Instituições nacionais e internacionais de I&D e empresas do setor agroflorestal e alimentar. Tem por objetivo principal a procura de conhecimento para antecipar, compreender e responder aos desafios com que a cadeia agroflorestal e alimentar se depara, enquadrados nos três domínios estratégicos atuais de crescimento sustentável, inteligente e inclusivo e para as quais a inovação constitui um fator crítico e uma das prioridades do setor. A sua oferta, através de consórcios e parcerias nacionais e internacionais que integram instituições empresariais e de investigação com amplo conhecimento e experiência sobre o setor-alvo, constitui uma oportunidade singular de promover e consolidar o ensino avançado, a investigação e o desenvolvimento e a inovação (I&D&I) associados às cadeias de valor agroflorestais e alimentares. Estas parcerias terão foco em áreas de especialização bem definidas e complementares e pretendem-se desenvolver pela interação constante entre as empresas e as unidades de investigação baseada em processos de aprendizagem coletiva e de co-inovação.
Área CNAEF
Ciências Empresariais
(340) Portaria n.º 256/2005
Plano de Estudos/Diário da República
Horário
A componente letiva do Doutoramento será lecionada em regime misto - presencial em alternância nas Universidades participantes (UTAD e UÉ), e ainda em e-learning e b-learning.
Duração
3 anos (6 semestres). Os candidatos que completem com sucesso o doutoramento receberão um diploma conjunto emitido por todas as universidades do consórcio.
ECTS
180
Saídas Profissionais
O curso potencia saídas profissionais nos três domínios estratégicos atuais de crescimento sustentável, inteligente e inclusivo, no âmbito do setor agroflorestal e alimentar, em qualquer tipologia de agronegócios e de organização, pública ou privada, com e sem fins lucrativos. As saídas profissionais estão relacionadas com as competências a serem adquiridas no âmbito do curso. Essas competências são as seguintes:

1) Entender, interpretar e avaliar a complexidade e diversidade dos problemas das empresas do setor em articulação com a envolvente global;
2) Aplicar instrumentos concetuais e analíticos de gestão, de âmbito inovador, para a dinamização de organizações competitivas e sustentáveis;
3) Conceber, testar, implementar e/ou avaliar estratégias e modelos que visem a competitividade empresarial e o reforço da equidade social através da valorização dos recursos endógenos e naturais, transformando fraquezas em oportunidades;
4) Antecipar tendências futuras das cadeias de valor do setor;
5) Desenhar e desenvolver projetos de investigação geradores de conhecimento teórico e empírico inovador e soluções associadas à inovação e ao crescimento sustentável das cadeias agroflorestais e alimentares, particularmente às inseridas em territórios de baixa densidade ou territórios desafiantes;
6) Identificar e desenvolver processos de transferência de conhecimento científico gerador de produtos de maior valor acrescentado.
Código DGES
PA38
Condições de Acesso
O processo de admissão é organizado pelos Serviços Académicos da Universidade de Acolhimento (UTAD ou Universidade de Évora). Para a admissão ao Curso de Doutoramento em Agronegócios e Sustentabilidade, o candidato deve:
- Ser titular do grau de mestre ou equivalente legal; ou
- Ser titular do grau de licenciado e, adicionalmente, detentor de um currículo escolar, científico ou profissional especialmente relevante na temática que se relaciona com os objetivos do Curso; e
- Ser detentor de um currículo escolar, científico ou profissional relevante na temática que se relaciona com os objetivos do Curso, e que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos.
Valoriza-se a experiência profissional no âmbito do setor agroflorestal e/ou alimentar, com destaque para profissionais de organizações privadas com e sem fins lucrativos, empreendedores, quadros e outros profissionais da administração pública, entre outros.

Os candidatos são admitidos à matrícula no Curso de acordo com os critérios de seriação estabelecidos, sob proposta da Comissão Coordenadora de Curso, e parecer favorável do órgão competente da Universidade de Acolhimento, tomando em consideração o seu currículo académico, técnico e científico e a sua motivação para a investigação (apresentada na carta de motivação que deve acompanhar o processo de candidatura). Os candidatos poderão ser sujeitos a entrevista.
Critérios de Seleção e Seriação
Os candidatos à matrícula no Curso de Doutoramento em Agronegócios e Sustentabilidade são selecionados pelo Conselho Científico da Escola de Ciências Sociais e Humanas da UTAD, sob proposta da Comissão Coordenadora do Curso, tomando em consideração o seu currículo académico, técnico e científico e a sua motivação para a investigação. Os candidatos poderão ser sujeitos a entrevista.
Data da Decisão
21-03-2017
Deliberação da A3ES
Data do Registo
21-03-2017
Validade
21-03-2023