É natural que um surto como a pandemia COVID-19 desperte em algumas pessoas sentimentos de ansiedade, medo, insegurança ou angústia na forma como lidar com situações de isolamento social, de alteração das nossas rotinas, ou com a incerteza em relação ao que o futuro reserva a si ou a pessoas próximas. Este impacto psicológico poderá ser ainda mais evidente quando os cidadãos ou seus familiares são confrontados com a doença.

Para este apoio e acompanhamento emocional especializado os membros da academia poderão ligar para a linha Saúde 24 (808 24 24 24) selecionando de seguida a “opção 4” (sendo imediatamente direcionados para o Serviço de Aconselhamento Psicológico). Este serviço de aconselhamento psicológico é destinado à população em geral e aos profissionais de saúde, sendo um serviço especializado realizado por psicólogos especialistas em intervenção psicológica em situações de catástrofe e detentores de título de especialista em Psicologia Clínica e da Saúde.

Estratégias para a organização das rotinas do dia a dia

As rotinas facilitam e simplificam muito a nossa vida e, por esse motivo, é importante por em prática um conjunto de estratégias que nos permitem uma melhor organização pessoal. Neste site do Hospital de São João do Porto poderás encontrar algumas informações, estratégias e recursos para este processo.

Guia de boas práticas para quem tem de se submeter a uma situação de isolamento

Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) criou um conjunto de informações relativas ao COVID-19, que podem ser úteis para toda a população, baseadas em materiais já divulgados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), procurando dar resposta às preocupações já demonstradas por outras organizações de psicólogos como a American Psychological Association.

A nossa estabilidade psicológica depende muito das informações que temos sobre os assuntos: mantem-te (bem) informado e evita as Fake News

É fundamental escolher onde e como nos informamos, para assim contrariar a desinformação e as fake news que surgem relacionadas com a COVID-19. As indicações que aqui te deixamos poderão permitir uma melhor deteção de notícias falsas e de manipulação de que atualmente somos alvo muitas vezes.

Um esclarecimento da OMS: (https://www.weforum.org/agenda/2020/03/how-to-avoid-covid-19-fake-news-coronavirus/)

Três sugestões para evitar as fake news: (https://www.dn.pt/edicao-do-dia/16-mar-2020/tres-maneiras-para-evitar-o-panico-causado-pelo-covid-19-11928512.html)

Ferramentas que ajudam a evitar informações falsas: (https://observador.pt/2020/03/20/estas-ferramentas-ajudam-a-detetar-informacoes-falsas-saiba-como-identificar-fake-news/)

 

Documentos
Como lidar com o stress no surto de COVID19
Como ajudar as crianças a lidar com o stress no surto de COVID19
Kit de sobrevivência para pais
3 passos para lidar com a ansiedade
Comunicação de Risco para a Saúde Pública
Conter o vírus e a violência doméstica
Luto