Language Sciences / Linguiscs
Cardoso, Maria Elisabete da Cruz. 2019. A emergência do discurso argumentativo no 1º CEB: Uma investigação-ação com alunos do 4º ano. Évora: Universidade de Évora. http://hdl.handle.net/10174/25593.
Costa, Expedito Wellington Chaves. 2019. Culturemas da gastronomia cearense: contributos para a fraseologia da língua portuguesa. Évora: Universidade de Évora. http://hdl.handle.net/10174/25791.
Eduardo, Albano Agostinho. 2019. Aquisição do português língua segunda no contexto da escola angolana. Perspectivas para a normalização do português falado em Angola. Évora: Universidade de Évora. http://hdl.handle.net/10174/25461.
Jianping, Huang. 2019. Correlação entre a crença e a competência de tradução de alunos chineses da língua portuguesa. Évora: Universidade de Évora. http://hdl.handle.net/10174/25703.
Rodrigues, Ana Paula Gonçalves Neves. 2019. A Língua Portuguesa no 1º Ciclo do Ensino Básico: As Implicações da Leitura na Escrita. Um Estudo nos Agrupamentos de Soure e Montemor-o-Velho. Évora: Universidade de Évora. http://hdl.handle.net/10174/25592.
Santanchè, Cecília. 2019. Ensino do português na Itália: programas, manuais e problemáticas de ensino do PLE. Évora: Universidade de Évora. http://hdl.handle.net/10174/26808.
Suelela, David Jorge Lopes 2019. Complementação finita no português de Angola: para uma gramática da frase. Évora: Universidade de Évora. http://hdl.handle.net/10174/25790.
Welch, Grace Maria de Oliveira Simões. 2019. The Effects of Readers Theatre on the Oral Reading Fluency of grade-six Portuguese-speaking EFL Learners. Vila Real: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. http://hdl.handle.net/10348/9418.
Ferreira, José Genival Bezerra. 2018. Representações do Outro: análise crítica da mídia esportiva portuguesa sobre os Brasileiros. Évora: UÉvora. http://hdl.handle.net/10174/23654
Kemmler, Rolf. 2018. Die Anfänge des Deutschlernens und -lehrens in Portugal: die frühesten Deutschlehrwerke (1863-1926) als Reflex der ‘Grammatik-Übersetzungsmethode’? Vigo: UVigo. http://hdl.handle.net/11093/1093
Nauege, João Muteteca. 2018. Da norma à variação: estudo de caso sobre o uso do conjuntivo no português de Angola, especificidades no ensino superior. Évora: UÉvora. http://hdl.handle.net/10174/23375
Maciel, Nadja Maria Lima. 2017. Configurações do ensino de Língua Portuguesa no Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR, Brasil. Vila Real: UTAD. http://hdl.handle.net/10348/7348
Melo, Heronita Maria Dantas de. 2017. Processo da leitura e da escrita no contexto educacional urbano e rural nas séries iniciais do ensino fundamental em Vitória de Santo Antão (Pernambuco – Brasil). Vila Real: UTAD. http://hdl.handle.net/10348/7611
Santos, Maria Natália Pérez. 2017. Novas Tecnologias para a Aprendizagem de Línguas Estrangeiras na área de Turismo no Ensino Superior. Évora: UÉvora. http://hdl.handle.net/10174/21280
Moreira, Maria Isabel Antunes. 2016. A linguística de corpus aplicada ao estudo do léxico nos contos da tradição oral. Vila Real: UTAD. http://hdl.handle.net/10348/7311
Araújo, Carla Sofia Lima Barreira. 2015. Contos de Álvaro do Carvalhal: uma análise léxico-semântica. Vila Real: UTAD. http://hdl.handle.net/10198/12245
Lopes, Maria da Conceição Videira. 2015. A consciência da linguagem. Perspectivação histórica da gramática seguida de reflexões sobre gramática e linguagem. Évora: UÉvora. https://document.onl/documents/a-cons-ciencia-da-linguagem-cons-ciencia-da-maria-da-conceicao-videira.html
Tagliaferre, Rita de Cássia Silva. 2015. A repetição como organizadora do tópico discursivo na conversação entre afásicos e não afásicos em situação interativa. Vila Real: UTAD. http://hdl.handle.net/10348/5684
Adriano, Paulino Soma. 2014. Tratamento morfossintáctico de expressões e estruturas frásicas do português em Angola: divergências em relação à norma europeia. Évora: UÉvora. http://hdl.handle.net/10174/11802
Albuquerque, José Marques. 2014. Tradição Clássica e Judaico-Cristã em Miguel Torga. Vila Real: UTAD. http://hdl.handle.net/10348/3356
Coelho, Sónia Catarina Gomes. 2013. A “Grammatica Philosophica da Lingua Portugueza” de Jerónimo Soares Barbosa: edição crítica, estudo e notas. Vila Real: UTAD. http://hdl.handle.net/10348/2815
Costa, Ana Lúcia Pereira. 2013. Libro dos Priuilegios e Prouisõis das Liberdades da Çidade de Miranda – Edição e Estudo. Vila Real: UTAD. http://hdl.handle.net/10348/6004
Ribeiro, Maria Raquel Pinheiro de Carvalho. 2013. A Palavra Dita e a Palavra Escrita: Encontros e Desencontros. Évora: UÉvora. http://hdl.handle.net/10174/15969
Rocha, Marina Alexandra Carvalho. 2013. Para uma abordagem linguística da obra narrativa de António Lobo Antunes publicada entre 1979 e 2012. Vila Real: UTAD. http://hdl.handle.net/10348/5821
Sousa, Catarina Lopes. 2013. Um estudo informático-lexical e didáctico das fábulas de Esopo, La Fontaine e Teófilo Braga. Vila Real: UTAD. http://hdl.handle.net/10348/3379
Coutinho, Telma Maria Barrias Maio. 2012. O ensino da língua portuguesa nos manuais gramaticais: uma proposta de reformulação. Vila Real: UTAD. http://hdl.handle.net/10348/4726
Fontes, Susana de Fátima Alves Póvoa. 2012. Gazeta de Lisboa: contextualização, estudo informático-linguístico e edição. Vila Real: UTAD. http://hdl.handle.net/10348/4497
Martins, Edson Ferreira. 2012. Construções com SE apassivador/indeterminador. Évora: UÉvora. http://hdl.handle.net/10174/20416
Ribeiro, Maria Raquel Pinheiro. 2012. A palavra dita e a palavra escrita – Encontros e desencontros. Évora: UÉvora. http://hdl.handle.net/10174/15969
Literary Studies / Literature
Teixeira, Carlos Costa. 2018. A diarística na literatura para a infância: a escrita do eu entre o real e a ficção. Vila Real: UTAD. http://hdl.handle.net/10348/8356
Cardoso, Maria Fernanda Alves. 2017. Literatura Infantojuvenil de Ondjaki: do Imaginário ao Roteiro de Tradução. Évora: UÉvora. http://hdl.handle.net/10174/18333
Andrade, Silvana Bento. 2014. José do Telhado e António Silvino: a construção do herói ambivalente. Vila Real: UTAD. http://hdl.handle.net/10348/3342
Silva, Fábio Mário. 2013. Cânone Literário e Estereótipos Femininos: Casos Problemáticos de Escritoras Portuguesas. Évora: UÉvora. http://hdl.handle.net/10174/16041