W3C

Lista de verificação referente ao documento Directivas para a acessibilidade do conteúdo da Web -- 1.0

Esta versão:
http://www.w3.org/TR/1999/WAI-WEBCONTENT-19990505/checkpoint-list
(texto simples, postscript, pdf)
Este documento é um anexo de:
http://www.w3.org/TR/1999/WAI-WEBCONTENT-19990505
Versão mais recente das directivas para a acessibilidade do conteúdo da Web (Web Content Accessibility Guidelines 1.0):
http://www.w3.org/TR/WAI-WEBCONTENT
Editores:
Wendy Chisholm, Trace R & D Center, Universidade de Wisconsin - Madison (EUA)
Gregg Vanderheiden, Trace R & D Center, Universidade de Wisconsin - Madison (EUA)
Ian Jacobs, W3C

Sinopse

Este documento é um anexo do documento Directivas para a acessibilidade do conteúdo da Web -- 1.0", do W3C. Contém a lista de todos os pontos de verificação tratados nesse documento, organizados por tema, bem como uma lista de confirmação destinada a criadores de conteúdo Web. Consulte o documento das directivas, onde lhe será apresentado o tema e onde obterá a lista dos documentos relacionados, um glossário de termos e mais informações.

Esta lista pode ser utilizada para verificar o grau de acessibilidade de uma página ou de um sítio. Em cada ponto, deve assinalar-se se ele foi satisfeito, se não foi ou se não é aplicável.

Existe ainda uma versão tabular, a tabela de pontos de verificação, que pode ser útil, por exemplo, para efeitos de impressão.

A produção deste documento está integrada na Iniciativa para a acessibilidade da Web. O objectivo do Grupo de trabalho da WAI de directivas para conteúdo da Web é descrito na Carta do grupo de trabalho.

Estatuto deste documento

Este documento é um anexo de outro já revisto pelos membros do W3C e por outras partes interessadas. Foi subscrito pelo director do W3C, com o estatuto de Recomendação do W3C. Trata-se de um documento estável, que pode ser utilizado como material de referência ou citado como referência normativa, noutros documentos. O propósito do W3C ao emitir esta Recomendação é chamar a atenção para o especificado e promover a sua adopção generalizada, tendo em vista potenciar a funcionalidade e a universalidade da Web.

Pode obter-se, a par de outros documentos técnicos, uma lista das Recomendações do W3C em vigor, no endereço http://www.w3.org/TR.

A produção deste documento está integrada na Iniciativa para a acessibilidade da Web. O objectivo do Grupo de trabalho de directivas para conteúdo Web é descrito na Carta do grupo de trabalho.

Agradece-se o envio de comentários e sugestões referentes a este documento para o endereço wai-wcag-editor@w3.org.


Prioridade

O grupo de trabalho atribuiu um nível de prioridade a cada ponto de verificação, com base no respectivo impacte em termos de acessibilidade.

[Prioridade 1]
Pontos que os criadores de conteúdo Web têm absolutamente de satisfazer. Se o não fizerem, um ou mais grupos de utilizadores ficarão impossibilitados de aceder a informações contidas no documento. A satisfação deste tipo de pontos é um requisito básico para que determinados grupos possam aceder a documentos sediados na Web.
[Prioridade 2]
Pontos que os criadores de conteúdo Web devem satisfazer este ponto. Se não o fizerem, um ou mais grupos de utilizadores terão dificuldades em aceder a informações contidas no documento. A satisfação deste tipo de pontos traduzir-se-á na remoção de barreiras significativas ao acesso de documentos sediados na Web.
[Prioridade 3]
Pontos que os criadores de conteúdo Web podem satisfazer. Se não fizerem, um ou mais grupos poderão deparar-se com algumas dificuldades em aceder a informações contidas nos documentos. A satisfação deste tipo de pontos irá melhorar o acesso aos documentos sediados na Web.

Alguns pontos de verificação especificam um nível de prioridade que poderá mudar sob determinadas condições (explicitadas).

Pontos de verificação de prioridade 1

Casos gerais (Prioridade 1)

Casos em que são utilizadas imagens e mapas de imagem (Prioridade 1)

Casos em que são utilizadas tabelas (Prioridade 1)

Casos em que são utilizadas frames (Prioridade 1)

Casos em que são utilizados applets e programas interpretáveis (Prioridade 1)

Casos em que são utilizados multimédia (Prioridade 1)

E se, apesar de todos os esforços... (Prioridade 1)

Pontos de verificação de prioridade 2

Casos gerais (Prioridade 2)

No caso de serem utilizadas tabelas (Prioridade 2)

No caso de serem utilizadas frames (Prioridade 2)

No caso de serem utilizados formulários (Prioridade 2)

No caso de serem utilizados applets e programas interpretáveis (Prioridade 2)

Pontos de verificação de prioridade 3

Casos gerais (Prioridade 3)

No caso de serem utilizadas imagens e mapas de imagem (Prioridade 3)

No caso de serem utilizadas tabelas (Prioridade 3)

No caso de serem utilizados formulários (Prioridade 3)