Foto: 2 de Março de 1974 – Tomada de Posse da Comissão Instaladora do IPVR

A história da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) começa a desenhar-se em 6 de junho de 1973, data em que um conjunto de personalidades, apostadas em estender o ensino superior ao interior do país, reúne no Porto, sob os auspícios da Comissão de Coordenação da Região Norte, onde apreciou uma proposta que mencionava já a criação do então Instituto Politécnico de Vila Real (IPVR). Menos de um ano depois, em 2 de março de 1974, tomava posse a primeira comissão instaladora, e em 2 de dezembro de 1975 tinha início o primeiro ano letivo, com os cursos de bacharelato em Produção Vegetal, Produção Animal e Produção Florestal, e com aulas no salão do Quartel dos Bombeiros Voluntários da Cruz Verde, em Vila Real.

Em 14 de setembro de 1979, o IPVR foi elevado a Instituto Universitário, adotando a designação de Instituto Universitário de Trás-os-Montes e Alto Douro (IUTAD). Menos de 10 anos de depois, em face do reconhecimento universal da sua intensa atividade nos domínios do ensino e da investigação científica e tecnológica, ascendeu à categoria de Universidade, pelo Decreto-Lei nº 60/86, de 22 de Março. Estava assim criada a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Embora sendo uma das universidades mais jovens do país, ganhou no panorama universitário nacional e internacional, um espaço reconhecido como centro académico de inovação e qualidade, com uma visão estratégica para o futuro que contempla também o desenvolvimento da região onde está integrada. A preocupação com o desenvolvimento regional tem vindo a ser focada, em especial, na transferência do conhecimento, com efeito na competitividade e atratividade dos territórios, de que são exemplos o Parque de Ciência e Tecnologia, “Regia Douro Park” e o Centro de Excelência da Vinha e do Vinho, mas também na criação de espaços de pré-incubação de empresas, incentivando o empreendedorismo e promovendo as ligações ao mundo empresarial como fonte potencial de inserção dos estudantes no mercado de trabalho.

O plano estratégico para o quadriénio 2017-2021, assumiu uma ambição de se renovar, potencia todos os seus recursos e reafirma o seu papel como instituição de referência e agente de coesão territorial. Mas, afirmando-se também como Eco-Universidade,  funcionando num eco-campus com gestão ambiental exemplar, que é hoje um dos maiores jardins botânicos da Europa, onde podem ser observadas espécies vindas dos quatro cantos do mundo.

Os estudantes, oriundos de vários países, dispõem de um vasto leque de cursos ministrados em quatro escolas de natureza universitária: Ciências Agrárias e Veterinárias, Ciências Humanas e Sociais, Ciências e Tecnologia e Ciências da Vida e do Ambiente; e uma escola de natureza politécnica Escola Superior de Saúde, bem como de um amplo conjunto de infraestruturas de qualidade.

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