EN

Sistemas de Informação

Correio electrónico
 
O correio electrónico é um serviço e comunicação indispensável. A UTAD dispõe de um serviço próprio, alojado e gerido localmente pelos Serviços de Informática e Comunicações.    
Em 2009 instalamos uma nova infra-estrutura de correio electrónico, com funcionalidades acrescidas de apoio à colaboração entre os utilizadores da UTAD. Esta plataforma é baseada em Exchange e tem funcionalidades de: gestão de marcação de reuniões; gestão e partilha de calendários; gestão de tarefas; gestão de contactos; etc.

O Exchange permite também a integração com dispositivos moveis, telemóveis e PDA, bem como com o serviço telefónico. Após um período inicial de transição para esta nova plataforma, esperamos lançar serviços baseados nestas novas funcionalidades.
As mensagens de email enviadas para o endereço universidade@utad.pt poderão no máximo (corpo + anexo) atingir o tamanho de 4 MBytes. Se ultrapassarem este valor estas não serão enviadas.
 
Tamanho de mensagens e anexos permitidos
O tamanho máximo das mensagens (corpo + anexo) é de 15MB.
Por questões de segurança não são permitidos anexos com as seguintes extensões:
ade, adp, bas, bat, chm, cmd, com, cpl, crt, dll, exe, hlp, hta, inf, ins, isp, js, jse, lnk, mdb, mde, msc, msi, msp, mst, pcd, pif, reg, scr, sct, shb, shs, vb, vbe, vbs, wsc, wsf e wsh.
 
Desactivação do serviço de correio electrónico pop
O sistema antigo de correio electrónico (pop.utad.pt) foi desactivado no dia 30 de Julho de 2010. Como tal, deverá solicitar a migração para o novo sistema de mail (Exchange).

 
Instruções para a migração de contas de correio electrónico
 
Estas instruções devem ser seguidas apenas por utilizadores que desejam efectuar por sua iniciativa a migração da sua conta de email.
A migração efectua-se em 2 fases:
1.Actualização da sua identidade digital (utilizador/password), criação da nova caixa de correio e redireccionamento para o novo sistema;
2.Configuração do cliente de correio electrónico, Outlook ou outro.
Qualquer dúvida, poderá ser esclarecida por Jorge Carvalho (2308; ajorge@utad.pt ), Jorge Godinho (2661; jgsantos@utad.pt ) ou Alberto Vasconcelos (2661; albertov@utad.pt ).
 
 
Alojamento Web
 
A UTAD dispõe de um serviço de alojamento de páginas web, com suporte para diversas tecnologias e gestores de conteúdos, entre os quais: Windows Server; Internet Information Server (IIS); Aspx; .NET; C#; MsSql Server; Linux; Apanche; PHP; MySql; CMS Joomla.
De entre as várias páginas alojadas, contam-se, páginas de: cursos,  departamentos, serviços, grupos de investigação, centros de investigação, projectos, etc.
 
   
Identidade Digital
 
O serviço de identidade digital assegura que cada utilizador da UTAD tem um conjunto de credenciais (nome-de-utilizador/palavra-passe) e informações pessoais, que são consistentes entre os vários sistemas informáticos.
Um beneficio prático, entre outros, é o acesso a todos os sistemas (email, wifi,moodle, Internet, side, etc.)  com o mesmo par de credenciais utilizador/palavra-passe.
Actualmente, os utilizadores acedem aos vários sistemas com o mesmo par de credenciais. Futuramente, esperamos implementar um sistema de single sign-on, permitindo que os utilizadores alternem entre sistemas sem necessidade de se voltarem a autenticar. Esta tecnologia é fundamental para integrar sistemas e simplificar a gestão do ciclo de vida da identidade dos utilizadores.