EN

​Docente da UTAD é o novo Chairman do Grupo da Castanha na International Society for Horticultural Science

 
 

José Gomes Laranjo, docente da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e investigador do CITAB (Centro de Investigação e de Tecnologias Agroambientais e Biológicas) foi eleito, chairman do workgroup da castanha (http://www.ishs.org/chestnuts) que funciona no seio da International Society for Horticultural Science (ISHS), para um mandato de 4 anos. 

A eleição decorreu durante a sessão de encerramento do Congresso Internacional do Castanheiro em Samsun, na Turquia, entre 9 e 13 de outubro 2017. O docente da UTAD sucede a Umit Serdar, da Universidade de Ondokuz Mayiz, Samsun.

A  ISHS (http://www.ishs.org​) é uma rede composta por mais de 53.000 indivíduos, universidades, governos, instituições, bibliotecas e empresas, além de um número substancial de Membros Institucionais de cerca de 50 Países / Regiões Membros. É uma importante fonte de informação atualizada sobre horticultura global, visa promover a investigação em todos os ramos da horticultura. Incentiva o desenvolvimento da cooperação internacional e a transferência de conhecimento através da organização de simpósios, congressos e publicações  reunindo cientistas e técnicos de forma a estimular, facilitar e coordenar pesquisas e atividades científicas numa escala global.

Como linhas orientadoras para o seu mandato José Laranjo aponta diversas medidas como a “reorganização do Grupo de Trabalho do Castanheiro, a preparação de um livro branco sobre a castanha no Mundo, o reforço da ligação entre investigação e empresas”. 

José Gomes Laranjo é licenciado em Engenharia Agrícola pela UTAD e Professor Auxiliar na mesma Universidade. É presidente da RefCast-Associação Portuguesa da Castanha e membro da Rede Europeia da Castanha (Eurocasta). Como investigador desenvolve atividade na área do castanheiro e da castanha, orienta teses de doutoramento, mestrado e estágios de licenciatura. Está envolvido em vários projetos de investigação/demonstração. É Autor ou coautor comunicações orais em conferencias, jornadas técnicas ou congressos e coeditor de livros e capítulos de livros nacionais ou internacionais.