EN

Investigador e antigos estudantes da UTAD integram Comissão Técnica de análise aos incêndios de Pedrógão Grande

Já são conhecidos os nomes dos 12 peritos que vão constituir a Comissão Técnica Independente de análise aos incêndios de Pedrogão Grande. Entre estes estão Paulo Fernandes, docente e investigador da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e reputado especialista em comportamento de fogo, António Salgueiro, engenheiro florestal com 20 anos de experiência no setor florestal e ainda Paulo Mateus, engenheiro florestal,  quadro do Ministério da Agricultura, ambos antigos estudantes da UTAD.

O ex-reitor da Universidade do Algarve, João Guerreiro, lidera a Comissão que, além da UTAD, integra também membros da Universidade de Aveiro, da Universidade de Santiago de Compostela e do MIT (Estados Unidos da América). Esta Comissão terá “dois meses para chegar a conclusões” sobre os incêndios ocorridos no passado mês de junho, em Pedrogão Grande.

Os membros que integram esta Comissão irão atuar “de forma independente no desempenho das funções que lhe estão cometidas pela presente lei, não podendo solicitar nem receber instruções da Assembleia da República, do Governo ou de quaisquer outras entidades públicas ou privadas”.

Os nomes que constituem a Comissão e indicados pelos partidos políticos eram já conhecidos. Os membros indicados pelo Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) foram tornados públicos hoje.