A Voz dos Professores de C&T 2016

As práticas de ensino de Ciências e Tecnologia (C&T) têm um valor importantíssimo que advém de um saber profissional laborado ao longo de gerações de profissionais no silêncio das reflexões individuais, do trabalho solitário em sala de aula ou no escritório em casa. É necessário trazer à luz do dia esse trabalho. É necessário criar espaços de partilha dessas experiências de modo a que possam ser divulgadas, apreciadas, valorizadas e, quiçá, melhoradas.

Um grupo de investigação sediado na UTAD, organizado no LabDCT, tem feito um trabalho de investigação desde 2000, centrado nas práticas de ensino de C&T, dentro e fora da sala de aula em diferentes vertentes, contextos, níveis de ensino e países (Angola, Brasil, Portugal).

Do cruzamento daquela necessidade e da experiência adquirida na investigação didáctica centrada nas práticas de ensino de C&T, surgiu este encontro internacional, com a duração de dois dias, que pretende apresentar a um público mais vasto relatos e investigação de práticas de ensino de C&T. Em particular pretende-se:

• Divulgar, apreciar, valorizar e melhorar as práticas de ensino de C&T de professores de todos os níveis de ensino que lecionem estas matérias, mostrando o que fazem para que seja possível refletir e melhorar.

• Interagir com investigadores, para que tanto professores como investigadores possam beneficiar deste trabalho conjunto.

VPCT2016 PROGRAMA DETALHADO [VER]

Local: Vila Real, UTAD, Polo II da ECT; GPS: 41.285986, -7.743616 [VER]

Ainda está aberto período de inscrições com respetivo pagamento até dia 10 de Novembro de 2016.

Almoço do VPCT: Restaurante Panorâmico da UTAD [Buffet: entradas, sopa, pratos de carne, peixe, e vegetariano, sobremesas, bebidas]. Custo total 15 euros: reserva na ficha de incrição ou enviar email para vpct2016@utad.pt caso já esteja inscrito.

CONVITE À PARTICIPAÇÃO E TIPOS DE COMUNICAÇÃO no Encontro Internacional "A voz dos professores de Ciências e Tecnologia (VPCT2016)"

É POSSÍVEL PARTICIPAR VIRTUALMENTE no Encontro Internacional A voz dos professores de Ciências e Tecnologia (VPCT2016) [apenas autores que não podem estar presentes]

Língua oficial

A língua oficial do VPCT2016 é o português sendo aceites comunicações em castelhano ou inglês.

Destinatários

• Professores de Ciências e Tecnologia da Educação Pré-Escolar ao Ensino Superior;
• Investigadores em Educação em Ciências e Tecnologia;
• Estudantes;
• Dirigentes de instituições escolares ou de instituições científicas ou ligadas à divulgação da Ciência e Tecnologia;
• Profissionais dos media e Divulgadores de Ciência e Tecnologia.

O CCPFC concedeu acreditação à ação de formação "A Voz dos Professores de Ciências e Tecnologia 2016", na modalidade Curso de Formação, com 0,6 créditos (registo de acreditação: CCPFC/ACC-87504/16).
Para os efeitos previstos no artigo 5º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, esta ação releva para efeitos de progressão na carreira de Professores do grupo de recrutamento 100, 110, 230, 500, 510, 520 e 550.

Para além da inscrição normal no VPCT 2016, quem quiser o certificado com os créditos da formação contínua de professores terá de fazer uma inscrição adicional específicamente para este fim (brevemente disponível).