EN

Unidade de Dislexia

A Unidade de Dislexia é um serviço de consulta, intervenção e investigação da Escola de Ciências Humanas e Sociais da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Foi criada em 2005 com o objetivo de responder às necessidades da comunidade dada a escassa oferta de serviços especializados de diagnóstico e intervenção no domínio da dislexia e condições associadas, como as perturbações de linguagem, o défice de atenção, a discalculia, particularmente na região Norte do país.
 
Combinando uma valência de investigação, que ocorre em redes nacionais e internacionais, a uma equipa de psicólogos especificamente qualificados em cognição e linguagem, e também a um compromisso de sólida ética profissional, a Unidade de Dislexia oferece serviços de excelência na sua prática clínica que têm vindo, desde há 10 anos, a constituir-se como uma referência.
 
O Prémio Seeds of Science atribuído em 2011 à Profª Doutora Ana Paula Vale pelos seus trabalhos no campo da dislexia traduz o reconhecimento da importância da contribuição da Unidade de Dislexia para o aprofundamento do conhecimento nessa área do desenvolvimento neurocognitivo.

QUEM SOMOS
A equipa é atualmente constituída por psicólogos com mestrado em Psicologia, experiência de investigação e prática clínica no domínio da neurocognição e linguagem – Drª Ana Rita Silva e o Dr. Bruno Dias – e é coordenada pela Professora Ana Paula Vale, doutorada em psicologia, professora na UTAD e investigadora na área do desenvolvimento neurocognitivo com particular relevância para a dislexia.

OS NOSSOS SERVIÇOS
Para além de avaliação e intervenção, a Unidade de Dislexia também disponibiliza serviços de acompanhamento de casos à distância, assim como consultadoria para psicólogos, terapeutas da fala/linguagem, professores e pais que pretendam apoio. Nesta linha de comprometimento com a melhoria e a promoção da qualidade da intervenção junto da população a Unidade de Dislexia realiza ainda protocolos de trabalho com Autarquias, Escolas e Clínicas.
Na vertente da formação, a Unidade de Dislexia realiza pontualmente formações de curta duração para psicólogos, terapeutas da fala/linguagem, professores e pais.

Tem ainda proporcionado estágios académicos e profissionais para psicólogos.
 
AS CONSEQUÊNCIAS DA DISLEXIA
A dislexia e as condições que lhe podem estar associadas, como as perturbações de linguagem, o défice de atenção, a discalculia, afetam não apenas a aprendizagem da leitura e da escrita, como também todas as aprendizagens que envolvam memória verbal e dependam do bom domínio da linguagem. Para além de transtornar o desenvolvimento académico, esta condição perturba o bom desenvolvimento emocional, as interações sociais, as escolhas do futuro académico, a carreira profissional e o bem-estar pessoal e familiar.
No entanto, uma intervenção adequada permite elevar os níveis de desempenho académico e atingir padrões de qualidade equivalentes aos esperados para o nível de escolaridade. Permite também melhorar substancialmente todos os indicadores de saúde socio-emocional.
 
A deteção atempada é um dos fatores que mais contribui para o sucesso das intervenções.
 
EM QUE CIRCUNSTÂNCIAS E COMO CONTACTAR
Deve contactar a Unidade de Dislexia se verificar os seguintes sinais:
Demasiados erros e/ou lentidão na leitura; erros ortográficos em número inesperado para o nível de leitura; discrepância acentuada entre o volume de trabalho académico e os resultados obtidos; dificuldade em aprender palavras novas; vocabulário limitado para a idade; dificuldade em reter informação verbal.

Nos mais novos: atrasos de linguagem; vocabulário pouco diversificado; dificuldade em aprender palavras novas.
 
A Unidade de Dislexia pode ser contactada através de:

• telefone: 259 330 134 / 259 330 153 / 259 330 136
• telemóvel: 917366354
• e-mail: unidade.dislexia@utad.pt; unidade.dislexia@gmail.com
• morada: Rua Dr. Manuel Cardona, Edifício do CIFOP (UTAD). Vila Real, 5000-558
 
• link do Facebook da Unidade: https://www.facebook.com/unidadedislexia